Whey protein: Diferenças entre concentrado, isolado e hidrolisado
Fonte de proteína, o whey protein é um tipo de suplemento alimentar muito utilizado por pessoas que desejam aumentar a massa muscular.
O suplemento costuma ser absorvido e digerido pelo organismo no período de recuperação das fibras musculares (entre 30 minutos e uma hora depois do exercício). Assim, é uma ótima maneira de otimizar o ganho de músculos e, de quebra, ganhar mais definição.
Contudo, nem todos que começam a treinar necessitam de um suplemento. A suplementação de whey protein depende de vários fatores: metabolismo, objetivo e tipo e intensidade do treino.
Leia também: Whey Protein ou proteína vegetal: O que é melhor?
Além disso, o alimento é classificado de acordo com sua concentração e filtragem, podendo ser concentrado, isolado ou hidrolisado. Veja abaixo quais são as diferenças entre eles:
Whey protein concentrado
Possui menor concentração de proteína em comparação com os outros (70 a 80%). Além disso, a velocidade de absorção pelo organismo é mais lenta. É indicado para pessoas que não têm intolerância à lactose. Isso porque há uma maior quantidade de lactose, gorduras, sais minerais e outros nutrientes que podem desencadear reações.
Whey protein isolado
Já essa versão, por outro lado, apresenta maior teor de proteínas (90 a 95%) e sua absorção é mais rápida. Ademais, pode ser utilizado por pessoas sensíveis à lactose, pois a quantidade de lactose e gordura é baixíssima.
Mas o recomendado é consultar um nutricionista para entender qual a melhor opção de suplementação no seu caso.
Leia também: Blends protéicos e whey protein: Conheça a diferença entre eles
Hidrolisado
Sua concentração de proteína é de 99%, ou seja, é a forma mais pura e com absorção mais rápida. Dessa forma, o hidrolisado é de fácil digestão, pois ao tomá-lo, ocorre a quebra da proteína em fragmentos menores. Consequentemente, isso potencializa o efeito anabólico e promove o aumento da massa e da força muscular.