Conheça as principais vitaminas para queda de cabelo

Alimentação Saúde
04 de Novembro, 2021
Conheça as principais vitaminas para queda de cabelo

A queda de cabelo é uma preocupação comum entre homens e mulheres. O problema afeta diretamente a autoestima e é causado, principalmente, por deficiências de nutrientes. Veja, então, quais são as melhores vitaminas para a queda de cabelo:

Principais causas

As principais condições que contribuem para a perda são:

  • Eflúvio telógeno: Costuma ser causado por infecções, estresse, problemas na tireoide e deficiências nutricionais. Geralmente, os folículos do couro cabeludo ficam em fase de repouso e depois podem cair;
  • Alopecia androgenética: É a famosa calvície. Assim, a condição tem influências hormonais e genéticas. Os sintomas mais expressivos tendem a surgir a partir dos 40 anos;
  • Alopecia areata: Essa condição está relacionada a doenças autoimunes e provoca falhas arredondadas no couro cabeludo. De acordo com a especialista da SBD, atinge 1% da população.

Falta de vitaminas, uso de produtos químicos para o cabelo e até Covid-19 são outras causas da queda excessiva.

Leia também: Queda de cabelo por estresse: Como prevenir e combater

Melhores vitaminas para queda de cabelo

Ferro, zinco e selênio, vitaminas A, B, C, D e E são nutrientes que contribuem para o crescimento e também para a saúde dos fios. Além disso, ajudam na melhora da pele e no fortalecimento das unhas. São encontrados na alimentação ou através de suplementação diária.

Mas é preciso orientação de um profissional para definir a dosagem ideal, sem que haja excesso ou intoxicação. Níveis elevados também podem prolongar o incômodo em vez de solucionar. Além disso, cada vitamina tem uma forma de absorção e um horário mais adequado para consumo.

Os exames laboratoriais são essenciais para concluir o diagnóstico de deficiência de nutrientes. Isso porque alterações na tireoide, estresse, alopecia e uso incorreto de produtos de beleza também são fatores que atrapalham o crescimento saudável dos fios e não podem ser desconsiderados do histórico do paciente.

Leia também: Queda de cabelo depois de emagrecer: Entenda a relação

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco