Vitamina U: O que é e como pode beneficiar a saúde
Vitamina U é o nome dado ao composto identificado pela primeira vez em 1952, no suco de repolho. Apesar de ser popularmente chamada de vitamina, ela é, na realidade, uma enzima chamada s-metil-metionina (SMM), encontrada em plantas e em algumas carnes. Além de estar naturalmente presente em certos alimentos, ela também pode ser fabricada sinteticamente.
A vitamina U, ou melhor, a enzima, é utilizada com a finalidade de auxiliar no tratamento de problemas gastrointestinais e digestivos, além de ajudar no fortalecimento da imunidade.
Leia também: Vitamina F: O que é e quais os benefícios de consumir
Benefícios da vitamina U
Alivia dores estomacais
Nos anos 1950, quando a enzima foi descoberta, ela logo passou a ser cientificamente explorada, a fim de que seus benefícios para a saúde fossem compreendidos. Por fim, os cientistas entenderam que ela é especialmente benéfica em casos de problemas gastrointestinais, como a úlcera gástrica.
Assim, a “vitamina” alivia dores de estômago e muito mais. Portanto, além da úlcera, problemas como a colite ulcerativa (RCU) – doença intestinal inflamatória e crônica que provoca inflamação no trato digestivo, e o refluxo gastroesofágico também podem ter seus sintomas aliviados por esse composto.
Intestino saudável
Ainda, ela também beneficia o trato intestinal. Por isso, pode ajudar no tratamento de problemas como a síndrome do intestino irritável, por exemplo. Seu benefício para a saúde do intestino foi comprovado em um estudo realizado por cientistas da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos.
Leia também: Quer um intestino saudável? Evite esses alimentos
Controla o colesterol
Não são só o estômago e o intestino que se beneficiam, mas o coração também. Basicamente, é possível que a enzima possa ajudar no controle do colesterol ruim, o LDL.
Fontes de vitamina U
- Repolho
- Espinafre
- Brócolis
- Couve-de-bruxelas
- Rabanete
- Salsinha
- Salsão
Leia mais: Sulforafano: Funções e benefícios do antioxidante do brócolis