Benefícios da vitamina C para o pós-operatório
A vitamina C é famosa por ser um importante antioxidante. Geralmente, ela é muito utilizada na rotina de skincare por quem quer evitar o envelhecimento precoce. Contudo, o que pouca gente sabe é que a vitamina C pode ajudar a acelerar a recuperação no pós-operatório.
Também chamado de ácido L-ascórbico por alguns dermatologistas, a vitamina C está presente em dermocosméticos, protetores solares faciais, hidratantes e cremes manipulados. Além disso, depois de cirurgias, recomenda-se uma dieta rica no nutriente — juntamente com alimentos fontes de proteínas. Isso porque esse tipo de cardápio reforça o sistema imunológico e protege o organismo contra certas doenças e infecções.
Leia também: Vitamina C: Para que serve, como tomar e benefícios
Papel da vitamina C no pós-operatório
De acordo com a fisioterapeuta dermatofuncional Priscilla Afonso, a vitamina C atua combatendo a ação dos radicais livres no corpo, evitando manchas e rugas na pele. Podemos utilizá-la tanto em tratamentos internos (com o consumo de ingredientes fontes da vitamina) quanto externos (com o uso de cremes contendo o ativo). Além disso, estudos mostram que ela ajuda na cicatrização dos tecidos e na regeneração da pele.
“Ela é, de fato, um excelente cicatrizante. Por isso, sempre indico para os meus pacientes de pós-operatório ou pós-procedimento”, completa Priscila Afonso. Uma vez que o ácido ascórbico protege a região cutânea, ele pode formar uma barreira contra agressões externas — radiação solar e poluição, por exemplo.
Ela também explica que o nosso corpo utiliza a vitamina C para repor tecidos lesionados, curando o local com rapidez e facilidade. “Quando uma pessoa tem deficiência do nutriente, a cicatrização de uma ferida cirúrgica é mais lenta e mais difícil”.
Confira os principais benefícios:
- Estimula a produção de colágeno;
- Aumenta a imunidade;
- Atrasa os efeitos do envelhecimento;
- Combate os radicais livres;
- Deixa a pele mais firme;
- Melhora cicatrizes de acne.
De acordo com a especialista, é recomendado o uso da vitamina C a partir dos 20 anos, sempre combinando o ácido ascórbico com o protetor solar pela manhã. Ao atingir os 30, a pessoa deve reforçar ainda mais a utilização do ativo, já que perde mais colágeno e elastina. Para qualquer tratamento com vitamina C no pós-operatório, consulte sempre um dermatologista.
Fonte: Priscilla Afonso, fisioterapeuta com especialização em fisioterapia cardiovascular e pneumofuncional, manipulativa, e fisioterapia dermatofuncional. Dona da Clínica Priscilla Afonso.