Vitamina B5: Conheça os benefícios do ácido pantotênico
A vitamina B5 é parte do complexo B e desempenha funções no corpo como produzir colesterol, hormônios e hemácias. Seu nome é, na verdade, ácido pantotênico, e ela é especialmente benéfica para a saúde da pele. Além disso, é notória por ajudar no alívio do estresse e da ansiedade.
Pesquisas demonstraram ainda que a vitamina B5 auxilia o corpo a manter a pigmentação do cabelo, diminuindo o surgimento dos fios brancos. Ela também está ligada ao metabolismo de gorduras, proteínas e nutrientes provenientes do que ingerimos.
O ácido pantotênico pode ser encontrado em alimentos, mas também é produzido naturalmente pelo próprio organismo humano, especificamente pela flora intestinal.
Benefícios da vitamina B5
Garante uma pele jovem e firme
Muito utilizada em tratamentos estéticos, a vitamina B5 eficientemente garante uma aparência jovem e firme à pele. O ácido pantotênico ajuda a retardar os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão. Além disso, atua como antioxidante das células por sua ação na produção de glutamina. Assim, atua na renovação celular da pele e sua regeneração, o que auxilia diretamente na cicatrização.
Leia mais: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha
Fortalece a imunidade
Por cumprir função sintetizadora, ou seja, por ajudar na síntese de outras substâncias importantes no corpo, é possível afirmar que essa vitamina está ligada ao fortalecimento da imunidade, garantindo maior ação protetora e prevenindo doenças.
Protege a saúde do coração
Também, essa vitamina do complexo B está ligada à proteção cardiovascular. Assim, consumi-la é importante para garantir um coração saudável, cujo nível de colesterol e a pressão arterial sob controle.
Leia mais: Alimentos que protegem o coração
Alivia o estresse e a ansiedade
Devido à ação direta com os hormônios, ajuda a acalmar os hormônios do estresse e aqueles responsáveis também pela ansiedade, entre eles a cortisona. Por isso, é capaz de acalmar até mesmo os sintomas da depressão.
Leia também: Como lidar com o estresse
Alimentos ricos em vitamina B5
A ingestão diária mínima de ácido pantotênico recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 5 mg para os adultos. Mas, para os praticantes de atividades físicas, a indicação pode a chegar aos 10 mg diários. Principais fontes:
- Ovo;
- Leite;
- Abacate;
- Semente de girassol;
- Batata doce;
- Carne vermelha e de frango;
- Cereais integrais;
- Lentilha;
- Laranja e demais frutas cítricas.
Leia também: Nutrientes que não encontramos nos vegetais e frutas