Virose em crianças: como identificar e tratar

Saúde
26 de Janeiro, 2022
Virose em crianças: como identificar e tratar

É comum o diagnóstico de virose em crianças. Embora muitos pais reclamem que “tudo é virose”, a doença é sim bastante comum nos pequenos, já que eles possuem a imunidade mais fragilizada que os adultos.  De acordo com o pediatra Dr. Eduardo Cavalheiro Simões, o termo “virose” ficou muito popular na pediatria, já que é a principal causa dos atendimentos. “Os sintomas deixam os pais bem preocupados, mas na maioria das vezes, tomando as medidas adequadas, eles são autolimitados e cessam nos primeiros dias”, explica o especialista.

Leia mais: Virose no fim de ano: Dicas para evitar e aproveitar o verão

O que é a virose em crianças e quais as causas?

A virose é qualquer infecção causada por vírus que causam, por exemplo, vômitos, diarréias e resfriados. Elas são extremamente comuns em crianças, principalmente na faixa etária de até 2 anos.

As viroses são mais comuns em crianças, já que seu sistema de defesa só vai estar completamente desenvolvido aos 12 anos de idade. Dessa forma, é comum o surgimento de infecções virais e bacterianas nesta fase da vida.

Leia mais: Resfriado, influenza ou COVID-19? Saiba diferenciá-los

Quais são os sintomas mais comuns?

Os sintomas mais comuns da virose em crianças são similares ao de um resfriado. Dessa forma, as crianças podem manifestar sintomas como febre por até 3 dias, coriza, tosse, secreção nos olhos, vômitos e diarréias.

Leia mais: Resfriado em bebês: quais são os riscos e como tratar

Como a virose em crianças deve ser tratada?

Inicialmente, logo nos primeiros dias da virose, o ideal é tratar a criança com medidas de conforto. Dessa forma, a recomendação inclui repouso, hidratação, comidas leves, bem como remédios para conter os sintomas de vômitos e controlar a febre. Além disso, o pediatra pode prescrever medicamentos antitérmicos (controlam a febre e têm efeito analgésico) e antieméticos (para vômitos). É recomendado, ainda, soro oral (em caso de diarreia e/ou vômito, para evitar a desidratação); solução salina, para ajudar na limpeza e desobstrução das narinas; e beber bastante líquido.

Como prevenir?

Para evitar a virose em crianças, o ideal é seguir algumas recomendações. Sendo assim, as dicas incluem manter ambientes bem arejados, evitar contato com pessoas que possam estar doentes, não compartilhar objetos pessoais e sempre ter bons hábitos de higiene.

Leia mais: Vacinas para crianças: quais são as principais?

Fonte: Dr. Eduardo Cavalheiro Simões, Coordenador da Pediatria e Cardiologista Pediátrico pelo São Cristóvão Saúde.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas