Afinal, o que é a tal da vida saudável?

Saúde
06 de Outubro, 2021
Afinal, o que é a tal da vida saudável?

Ver uma pessoa madura aproveitando a vida com saúde e disposição é inspirador. E essa provavelmente é a meta de todos nós: queremos ter uma vida longa e saudável, com bem-estar físico, mental e social. Mas como atingir o objetivo?

No décimo segundo episódio do podcast De bem com você, da Vitat, Cris Dias conversa com o médico geriatra João Paulo Nogueira e com o arquiteto Arthur Motta sobre longevidade com saúde. Não perca — pois esse é o último tema da temporada!

Conheça os convidados

vida saudável

João Paulo Nogueira é especialista em geriatria e autor do livro Saúde, Cuidado e uma Dose de Ousadia. “Os pilares para uma vida mais saudável são quatro: alimentação equilibrada, prática de atividade física, controlar o estresse e dormir bem. Infelizmente, não temos como lutar contra o envelhecimento — mas podemos adquirir cada vez mais bons hábitos em prol de uma vida plena e mais tranquila.”

Arthur Motta é arquiteto, atleta, tem 76 anos e esbanja disposição e energia. “Cresci em frente à praia, em um lugar onde brincávamos muito na rua. Depois, o esporte foi me acompanhando ao longo da vida: no colégio, na faculdade, no exército… Mas a mudança realmente aconteceu quando, jogando futebol, rompi o tendão de Aquiles. E depois que tive um infarto (em 2017) também. De repente, percebi que era finito e precisava me cuidar.”

Como ter uma vida mais saudável?

A prática regular de exercícios físicos é o primeiro passo. “Quanto mais cedo a pessoa começar, melhor. Mas se ela ainda não o fez, não importa a idade, ainda dá tempo de iniciar alguma prática — que vai fazer diferença na qualidade de vida”, diz João Paulo Nogueira.
Além disso, cuidar da saúde mental é imprescindível. “Às vezes o indivíduo passa por situações muito estressantes, mas vai ignorando os sentimentos e, quando vê, já está com uma depressão. Ademais, os nossos relacionamentos são preditores de longevidade: quem tem bons relacionamentos, tem uma vida mais longa.”

Hábitos que contribuem para uma vida mais saudável

Dr João elenca alguns:

Mas como adotar todos os hábitos para uma vida saudável? De acordo com o especialista, o segredo é ir aos poucos. “Comece com metas mais fáceis de serem alcançadas. Conforme você for atingindo todas elas, vai aumentando o objetivo. Mas com o olhar otimista: tudo bem se você não conseguir de primeira, o que importa é tentar de novo.”

Sobre o De Bem Com Você

No podcast da Vitat, Cris Dias conduz conversas descomplicadas com especialistas e convidados para você descobrir como ficar de bem com você. A cada semana (às quartas), um episódio novo será lançado. Confira os outros temas aqui!

E tem para todos os gostos: os bate-papos também ficarão disponíveis nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Google e Apple.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas