Verbasco: Erva medicinal que combate infecções e inflamações

Alimentação
26 de Março, 2020
Verbasco: Erva medicinal que combate infecções e inflamações

O verbasco é uma erva com propriedades medicinais poderosas. Usado há séculos, é mais conhecido por sua eficácia em combater inflamações e infecções em todo o organismo, mas beneficiando especialmente a saúde do pulmão.

Nativa da Europa, a planta se espalhou por todos os continentes do globo. Suas folhas, flores e raízes possuem ação expectorante e, por isso, combatem a tosse e melhoram a respiração. Ainda, possui também propriedades anti-inflamatórias.

Um óleo produzido a partir das flores de verbasco é muito comumente usado para tratar a dor e a inflamação associadas às dores de ouvido, tanto para crianças quanto para adultos.

Pesquisas realizadas na erva mostram que ela contém flavonoides, saponinas, taninos, terpenóides, glicosídeos, carboidratos, proteínas, gorduras e óleos. Além disso, o verbasco também contém aproximadamente 3% de mucilagem, que é considerada responsável pelas ações calmantes que exerce sobre as membranas mucosas do corpo. Acredita-se que as saponinas de verbasco sejam a explicação para as ações expectorantes da planta.

Chá de verbasco

Beber chá desta planta ajuda a aliviar problemas como dor de garganta, tosse, resfriados, rouquidão e bronquite. Alguns até o usam para aliviar queixas digestivas, como diarreia e dores nas articulações. Assim, para fazer o chá, as folhas são simplesmente jogadas em água fervente e depois coadas.

Benefícios do verbasco

Tratamento de doenças respiratórias

Muito usada no tratamento de asma, bronquite ou mesmo de resfriados, a erva é excelente na promoção de uma respiração melhor e mais relaxada

Leia mais: Melhores alimentos para o pulmão e que beneficiam a respiração

Combate a retenção de líquido

Além de promover uma melhor respiração, possui propriedades de efeito diurético e, por isso, é possível afirmar que a erva combate a retenção de líquido e, portanto, previne a sensação de incômoda de inchaço.

Leia mais: Por que temos retenção de líquidos e como evitá-la?

Alivia os sintomas da gastrite 

Em princípio, os sintomas mais notáveis da gastrite são: dor na parte superior da barriga, náuseas e vômitos. Sendo assim, a verbasco pode ajudar a aliviá-los, pois possui ação calmante.

Combate bactérias

Pesquisadores da Universidade Clemson, nos Estados Unidos, confirmaram as propriedades antibacterianas do verbasco. Assim, foi relatado que os extratos da planta são eficazes contra várias espécies de bactérias causadoras de doenças, incluindo Klebsiella pneumoniae, Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis e Escherichia coli, mais comumente conhecidas como E. coli.

Como consumir a verbasco

  • Chá;
  • Óleo essencial;
  • Xarope;
  • Tintura;
  • Cápsulas de suplementação;
  • Infusões.

Cuidados no consumo

Em excesso, seu consumo pode ser muito prejudicial à saúde.

  • Não deve ser consumida por gestantes ou mulheres que estejam amamentando;
  • Em excesso, pode acarretar em reações alérgicas.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental