Varizes: home office pode aumentar a inflamação nas veias

Saúde
22 de Fevereiro, 2022
Varizes: home office pode aumentar a inflamação nas veias

Por conta da pandemia da covid-19, o home office foi amplamente adotado pelas empresas. Dessa maneira, esse modelo de trabalho tende a continuar em 2022, com boa parte atuando em esquema híbrido – a mescla do presencial e em casa. No entanto, ficar sentado o dia todo pode trazer diversos problemas, como as varizes, por exemplo.

Segundo a Dra. Renata Vergara, cirurgiã vascular, diretora de comunicação e publicações da regional SBACV em Minas Gerais, as varizes são veias dilatadas, tortuosas e incompetentes.

Assim, as varizes surgem quando o sangue se acumula nas veias, formando coágulos que se transformam em varizes de cor roxa ou vermelha. Isso porque as veias não conseguem exercer a função que deveriam de levar o sangue das pernas de volta para o coração. 

Na maioria das vezes, elas aparecem nas pernas, mas também podem surgir em outras partes do corpo como rosto, seios, abdômen, pés e costas. Além disso, essas veias dilatadas podem causar dores e incômodo.

Causas

Ainda de acordo com a cirurgiã vascular, a principal causa de varizes é genética, ou seja, herança familiar. “Mas existem outros fatores que fazem com que as varizes apareçam mais frequentemente ou de formas mais graves. São eles: obesidade, sedentarismo, tabagismo. Tipo de trabalho interfere também, como passar muitas horas de pé ou muito tempo parado. Gravidez também pode gerar o aparecimento ou piora das varizes”, explica. 

Como o home office aumenta as varizes

O trabalho de home office pode piorar as varizes por reduzir a movimentação. Pois passar muito tempo na mesma posição dificulta a circulação das pernas e faz com que elas fiquem pesadas e inchadas.

“O home office pode aumentar também o risco de trombose, principalmente nas pessoas que já têm uma tendência à trombose, já tiveram trombose prévia ou têm história da doença na família. Exatamente por tender a movimentar menos, ficar mais tempo parado, sentir menos sede e consequentemente hidratar menos”, ressalta Dra. Renata Vergara.

Leia também: O que pode acontecer se eu não tratar as varizes?

Dicas para evitar as varizes

A especialista ressalta que para evitar as varizes e melhorar a circulação das pernas trabalhando em casa, você deve se movimentar. “A cada 1 a 2 horas, levante-se da cadeira, caminhe, suba ou desça as escadas. Uma boa dica é trabalhar com uma garrafa de água ao lado, assim você se lembra de hidratar e consequentemente vai precisar se levantar mais vezes para ir ao banheiro. Procure sempre fazer intervalos para elevar as pernas e descansar um pouco”, afirma. 

Além disso, tenha bons hábitos de saúde, como evitar o fumo, praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável. “Faça exercícios para fortalecer a panturrilha, músculo considerado pelos angiologistas como o “coração das pernas” já que ajuda a “bombear” o sangue para cima facilitando assim a circulação”, finaliza a cirurgiã. 

Fonte: Dra. Renata Vergara, cirurgiã vascular, diretora de comunicação e publicações da regional SBACV em Minas Gerais,

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas