Dicas para variar o cardápio vegetariano e deixá-lo mais nutritivo

Alimentação
25 de Outubro, 2021
Dicas para variar o cardápio vegetariano e deixá-lo mais nutritivo

A dieta vegetariana se resume em alimentos apenas de origem vegetal. Seja por motivos éticos, ambientais ou religiosos, os adeptos não consomem carne vermelha, peixes, aves ou qualquer produto derivado de animais. Mas será possível variar o cardápio vegetariano reduzindo as opções de ingredientes? A resposta é sim.

Frutas, legumes e verduras, leguminosas, sementes, cereais e nozes estão liberados. No Brasil, existem cerca de 16 milhões de pessoas que não comem nada de origem animal, de acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira. E foi pensando no grande número de pessoas aderindo à prática que o mercado expandiu. Além de restaurantes especializados, muitos estabelecimentos tradicionais incluíram opções diferenciadas para o público.

Leia também: Como fazer uma transição saudável para o vegetarianismo

E a refeição em casa?

Parece um enorme desafio criar o prato e compensar a ausência da proteína. Mas não é preciso viver apenas de massas, pães ou arroz por falta de opção, ou na tentativa de facilitar a preparação. Sem as substituições corretas, a comida pode ficar calórica e pouco nutritiva.

O exagero de carboidrato e a fome constante causam aumento de peso, o principal erro entre os novos adeptos. Consumido sozinho ou com pouca proteína, o macronutriente é metabolizado ainda mais rápido e faz com que a barriga ronque em um curto espaço de tempo.

De fato, dieta vegetariana não significa apenas um prato cheio de folhas e rodelas de legumes. Fibras, carboidratos integrais e gorduras boas (oleaginosas e abacate, por exemplo) melhoram a sensação de saciedade e precisam fazer parte do cardápio com frequência. Já vegetais verde-escuros, como rúcula, brócolis e couve, por exemplo, são fontes de cálcio e ferro, um mineral presente na carne vermelha.

Os iniciantes na dieta costumam se preocupar com a ausência de proteína no cardápio sem carne. Mas sementes, vegetais e leguminosas, como feijão, grão-de-bico e lentilha, possuem a quantidade necessária do nutriente para o bom funcionamento dos músculos.

Leia também: Como montar uma lista de compras vegana ideal

Como variar o cardápio vegetariano

  • Procure ajuda de um nutricionista;
  • Prove alimentos de origem vegetal;
  • Experimente combinações inusitadas;
  • Reserve um dia para o consumo de massas;
  • Invista nos alimentos de verdade;
  • Busque novas formas de preparo;
  • Não tenha medo do novo;
  • Por fim, aposte em livros e aplicativos para novas ideias.

Leia também: Maneiras de consumir proteína sem precisar comer carne

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental