Unfollow terapêutico (unfollow saudável): Entenda a expressão

Equilíbrio
23 de Março, 2021
Unfollow terapêutico (unfollow saudável): Entenda a expressão

Você já se perguntou quanto tempo costuma gastar nas redes sociais durante o dia? Ficar no celular pode ser um excelente passatempo e até mesmo uma ferramenta de trabalho. No entanto, a mídia social também se tornou inimiga da segurança e autoestima. Diante disso, o unfollow terapêutico pode ser uma ótima alternativa. 

A expressão começou a surgir nos últimos meses com o intuito de fazer as pessoas eliminarem os perfis “tóxicos” de suas redes sociais. 

A autoestima das pessoas – especialmente das mulheres – vem sendo afetada cada vez mais. Isso porque há uma grande comparação ao ver imagens dos corpos idealizados.

De acordo com um estudo publicado no Sage Journals, essa comparação está aumentando a insatisfação das mulheres com sua imagem corporal. Por isso, muitas optam por realizar cirurgias plásticas e alcançar o corpo “perfeito” para a sociedade.

Além disso, existem situações em que uma pessoa se sente obcecada por subcelebridades ou famosos. Por exemplo, entrar nas redes sociais deles todos os dias, comentar, curtir e até mesmo tentar ter a personalidade daquela pessoa. Ou seja, quando o comportamento não é mais o mesmo e a admiração é substituída por uma idolatria anormal.

Por isso, o unfollow terapêutico – ou  unfollow saudável – é necessário nessas condições.

Leia também: Náusea Digital (Cybersickness): O que é e quais os sintomas

Como utilizar o unfollow terapêutico para “desintoxicar” as suas redes sociais

É valido ressaltar que maioria das pessoas posta apenas as conquistas e coisas boas no feed. Um carro novo, o emprego dos sonhos, diversas viagens pelo mundo, e sempre fotos com um sorriso no rosto. Assim, isso faz com que os seguidores se sintam inferiores.

Mas você deve estabelecer um limite sobre o quanto o estilo de vida e o corpo outras pessoas afeta a sua saúde mental. Em primeiro lugar, identifique quem está afetando negativamente os seus pensamentos. Pois é fundamental que as suas redes sociais sejam apenas uma distração.

Leia mais em: Nomofobia: O medo de ficar sem o celular

Busque seguir perfis que mostram a realidade. Sendo assim, o unfollow terapêutico faz você acompanhar pessoas que comentam sobre suas dificuldades, dores e seus “defeitos”.

No entanto, nem sempre essa técnica pode dar certo. Caso você esteja perceba que essa estratégia não está dando certo e a sua mente está afetada, procure ajuda de um terapeuta.

Leia também: Obsessão por filtros pode causar distúrbios de imagem

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas

misofonia
Bem-estar Equilíbrio

Misofonia: O que é a síndrome que viralizou no TikTok?

A misofonia é uma condição que provoca uma reação negativa aos sons. Saiba mais

Bem-estar Equilíbrio Saúde

Taxas de suicídio e de autolesão de crianças e jovens aumentam no Brasil

País registrou o aumento de 3,7% nas taxas de suicídio e de 21% nos casos de automutilação entre os anos de 2011 e 2022