Tummy Time: entenda por que esta prática é importante para o seu bebê

Gravidez e maternidade
31 de Maio, 2022
Tummy Time: entenda por que esta prática é importante para o seu bebê

Tempo de barriguinha. Esta é a tradução literal da expressão tummy time, usada para designar a prática de colocar o bebê de barriga para baixo desde o início da vida.

De acordo com o pediatra Nelson Douglas Ejzenbaum, membro da Academia Americana de Pediatria, a posição é importante para aumentar o desenvolvimento muscular e fortalecê-lo, além de melhorar significativamente quadros de alterações no crânio.

Cita-se, por exemplo, a plagiocefalia, nome dado à condição em que se forma uma linha reta atrás da cabeça do bebê por ele ter ficado muito tempo deitado de barriga para cima.

Leia mais: Por que o bebê precisa arrotar depois de mamar?

Sim, a prática pode começar desde cedo!

Com esta soma de benefícios da ação, Nelson explica que o tummy time pode ser colocado em prática já nos primeiros dias de vida do bebê. A orientação é que ele seja feito aos poucos, conforme o pequeno se sentir confortável.

Nelson recomenda iniciar a prática em intervalos de dois a três minutos, em diferentes momentos do dia. Inclusive, o pediatra Paulo Telles, membro da Sociedade Brasileira de Pediatra, dá a dica de introduzir o tummy time colocando o bebê de bruços no colo dos pais para que ele possa ir se acostumando.

Outra dica do especialista é inserir o movimento nas trocas de fraldas para depois encaixá-lo em outros momentos e, então, criar-se o hábito na rotina do pequeno.

Leia mais: Reflexo de moro: o que é e como amenizá-lo durante o sono do bebê

Quando a prática não é recomendada pelo especialistas?

De antemão, é importante saber que o tummy time não deve ser feito em qualquer momento do dia do pequeno. “Evite fazê-lo com o bebê agitado, sonolento ou com fome porque ele ficará mais incomodado e irritado. Após as mamadas também não é um bom horário pelo risco maior de regurgitação”, completa Paulo.

Além disso, ressalta-se que a prática não pode ser feita quando o bebê estiver prestes a dormir. Afinal, deve-se colocá-lo de barriga para cima nos momentos de descanso. Dessa forma, evita-se os riscos de morte súbita.

Leia mais: Sono de bebês até três anos: quantas horas eles precisam dormir?

“Meu filho chora durante o tummy time. O que fazer?”

Independente da idade que o pequeno tenha durante a prática, ele deve sempre estar sendo supervisionado por um adulto. Tanto que o pequeno deve ser tirada da posição caso demonstre sinais de incômodos, segundo Nelson.

Para contornar este desconforto, a principal ideia é transformar o momento em uma experiência lúdica para a criança. Por exemplo, indica-se colocar brinquedos que o bebê gosta por perto e interagir com ele por meio de diálogos, atividades e muita risada. Dessa forma, ele se sentirá cada vez mais seguro durante o tummy time!

Fontes: Nelson Douglas Ejzenbaum, pediatra e neonatologista, membro da Academia Americana de Pediatria e Paulo Telles, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Leia também:

Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde

Introdução alimentar: conheça os 6 erros mais comuns nessa fase

A adição de novos alimentos deve acontecer a partir dos 6 meses de vida e requer cuidados especiais

Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde

Bebê pode comer canela? E castanhas?

Muitas dúvidas surgem durante a introdução alimentar dos pequenos. Uma delas é: o bebê pode comer canela ou alimentos com potencial alergênico?

Gravidez e maternidade Saúde

Ultraprocessados representam quase 1/3 da dieta de gestantes

Consumo prejudica a saúde da mãe e do bebê a longo prazo; excesso de ultraprocessados aumenta o risco de desenvolver doenças como diabetes e obesidade