Trombos: o que são e dicas de como evitá-los

Saúde
02 de Junho, 2022
Trombos: o que são e dicas de como evitá-los

Basicamente, os trombos são coágulos que se formam nos vasos sanguíneos, veias ou artérias, e limitam o fluxo normal de sangue. Geralmente, a formação desses trombos ocorre nas pernas e pode causar uma doença chamada trombose venosa profunda (TVP). 

O que é trombose?

A trombose é uma obstrução causada por coágulos de sangue em veias ou artérias. Às vezes, esses coágulos podem se dissolver de forma espontânea, mas alguns quadros geram complicações severas — como AVC, infarto agudo do miocárdio, embolia pulmonar, situações que podem levar à morte. Saiba tudo sobre o assunto e aprenda a se prevenir.

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), a trombose venosa profunda é a manifestação mais comum da doença. 

Leia mais em: O que é trombose? Conheça seus tipos, causas, tratamento e mais

Causas dos trombos

Os trombos podem surgir devido às alterações do fluxo sanguíneo que ocorrem por conta dos fatores de risco. Veja alguns exemplos abaixo:

Causas dos trombos: sedentarismo

A falta de atividade e movimento na rotina é um perigo para a saúde. Principalmente se a pessoa passar longos períodos sentada, pois a ausência de contração da panturrilha reduz os níveis de circulação do sangue. Por isso, a recomendação é fazer pequenas pausas para caminhar e ficar de pé ao longo do dia.

Viagens longas de avião

É um fator de risco pelo mesmo motivo de ficar sentado por muito tempo. Afinal, longas viagens de avião limitam a atividade física e favorecem o quadro de trombose, sobretudo se o indivíduo viaja com frequência.

Histórico familiar

A hereditariedade é uma característica determinante para a trombose. A hipercoagulabilidade, ou seja, a facilidade anormal de coagulação do sangue é um aspecto genético que torna-se um risco se estiver associado a outros hábitos e doenças favoráveis à trombose.

Uso de pílula anticoncepcional

De acordo com o hospital Oswaldo Cruz, algumas pílulas podem aumentar a probabilidade de uma trombose arterial ou venosa. No entanto, a pílula não é a única responsável pelo quadro — são necessárias outras variáveis, como predisposição genética, idade e estilo de vida, como tabagismo, obesidade e sedentarismo.

Tabagismo e obesidade

São uma dupla perigosa para o sistema cardiovascular: a obesidade favorece o quadro inflamatório generalizado do organismo, e o aumento de peso suprime as veias e artérias. Já o hábito de fumar estimula a coagulação do sangue e atrapalha a circulação.

Gravidez

Durante a gestação, o corpo feminino passa por uma série de transformações para acompanhar o crescimento do bebê. Com o ganho de peso da mãe e do feto, os membros inferiores sofrem uma pressão maior nos vasos sanguíneos. Assim, é comum ganhar vasinhos dilatados, que ficam aparentes, e desenvolver varizes que podem evoluir para a trombose. Portanto, a gestante precisa ficar atenta aos desconfortos e manter contato com o médico para evitar problemas.

Envelhecimento

Homens e mulheres acima dos 60 anos são mais suscetíveis a problemas na circulação.

Dicas de como evitar os trombos

Antes de mais nada, se manter ativo fisicamente e conservar boas práticas de saúde são mandamentos para prevenir a trombose e outras doenças. Em outras palavras, evitar o tabagismo, excesso de bebidas alcoólicas e hábitos potencialmente perigosos para o organismo. Além disso, mantenha a assiduidade nas consultas de rotina. Ou seja, realizar exames semestrais e o acompanhamento médico ajudam a prevenir e melhorar as chances de tratamento em diagnósticos precoces.

Referência: Drauzio Varella

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas