Quais são os benefícios de treinar no inverno?
Quando chega o frio, grande parte das pessoas sente mais preguiça de ir até a academia malhar. Afinal, quem nunca trocou a alimentação saudável e o treino por um fondue quentinho e um bom filme com pipoca? Contudo, treinar no inverno traz mais benefícios do que parece. Veja, a seguir, algumas das vantagens:
1 – Ajuda a gastar mais calorias
Geralmente, no inverno, o corpo necessita de mais calorias para se aquecer. Consequentemente, aumenta o gasto de energia.
Provavelmente você já sentiu mais vontade de ingerir alimentos calóricos no frio. A explicação é que o seu organismo está avisando que o seu metabolismo está mais rápido.
Leia também: Melhores sopas para aumentar a imunidade no inverno
2 – Treinar no inverno equilibra o sono
Ter um sono de qualidade e dormir de 7 a 8 horas por dia é essencial. De acordo com um estudo publicado na revista Mental Health and Physical Activity, pessoas habituadas a praticar pelo menos 150 minutos de exercícios por semana dormem melhor e ficam mais alertas durante o dia — em comparação com aquelas que não praticam exercícios.
Contudo, o recomendado é não realizar nenhuma atividade física cerca de duas horas antes de dormir. Isso porque o hábito pode prejudicar o sono.
3 – Evita problemas respiratórios
Os problemas respiratórios são muito comuns no inverno — gripes e resfriados são exemplos deles. Assim, os exercícios físicos nessa época ajudam a melhorar o sistema imunológico.
Além disso, treinar no inverno evita o acúmulo de secreções no rosto e pulmões, prevenindo outras doenças mais graves.
Leia também: Como evitar crises alérgicas no inverno
4 – Você transpira menos ao treinar no inverno
A transpiração é algo que incomoda muitas pessoas na academia. Por isso, praticar exercícios físicos no inverno diminui o suor numa quantidade eficaz.
Contudo, lembre-se que não é só porque você transpira menos, que deve deixar a hidratação de lado. Beber água durante o treino é fundamental.
5 – Combate o mau humor ou depressão
Por mais que pareça estranho, muitas pessoas acabam ficando mais deprimidas no inverno. Quando treinamos, aumentamos a concentração de endorfina, substância que promove bem-estar e ajuda no tratamento da depressão. Portanto, treinar no inverno pode trazer diversos benefícios para a mente.