Treinamento resistido: O que é e quais são os benefícios
O treinamento resistido é formado por exercícios que trabalham a resistência do corpo. Geralmente, são feitos com pesos e podem trazer diversos benefícios.
Sendo assim, este tipo de treino é indicado para evitar o cansaço muscular. Ou seja, para acostumar o corpo com a atividade física e evitar dores. Também pode ser uma ótima opção para pessoas sedentárias.
No treinamento resistido, a carga representa a resistência. Além disso, outros fatores também influenciam na montagem do treino. Como por exemplo: volume, escolha e ordem dos exercícios, tempo de descanso, carga utilizada e número de repetições.
Por ser de baixo impacto, é indicado para todas pessoas. Além disso, quem o pratica pode adaptá-lo de acordo com as limitações e pelo controle da carga.
Do ponto de vista estético, o maior destaque vai para o ganho de resistência e de massa muscular.
Benefícios
- Ganhar força e resistência muscular.
- Diminuir de gordura corporal.
- Aumentar de massa magra.
- Favorecer uma melhor aptidão física.
Exemplos de treinamento resistido
- Circuito. É a realização dos exercícios de um programa de treino, com um intervalo mínimo entre os equipamentos.
- Bi-Set: O treino bi-set é eficiente para aumentar a intensidade e volume do treino. Portanto, quem quer ganhar massa magra deve praticar. Assim, vale realizar dois exercícios diferentes para o mesmo grupo muscular ou em músculos antagonistas, em sequência e sem descanso. Por exemplo, supino e leg press.
- Tri-Set. O objetivo é semelhante ao treino bi-set. Contudo, a diferença entre os dois é que no treino tri-set você deve realizar três exercícios diferentes para o mesmo grupo muscular, seguidos de um descanso.
- Super-set. No treino super-set você faz exercícios diferentes em dois grupos musculares, em sequência e sem descanso entre eles. Assim, contribui para o ganho de massa e ajuda no emagrecimento.
Leia também: Treino super-set: Entenda o que é e como funciona