Toxoplasmose ocular: conheça as causas, sintomas e tratamentos

Saúde
13 de Junho, 2022
Vanessa Fontes Losano Reis
Revisado por
Nutricionista • CRN 34283
Toxoplasmose ocular: conheça as causas, sintomas e tratamentos

A toxoplasmose é uma doença causada pelo parasita protozoário toxoplasma gondii e pode infectar muitos tecidos do corpo, especialmente olhos, pulmões, fígado e cérebro. Quando afeta os olhos, é denominada toxoplasmose ocular, uma das causas mais comuns de infecção ocular. Acomete, principalmente, pacientes entre 25-45 anos de idade e é caracterizada por recorrências que podem ocasionar redução visual severa.

Leia mais: Toxoplasmose na gravidez: Conheça os sintomas e como tratar

Quais são as causas?

De acordo com a Dra. Renata, a causa da toxoplasmose ocular é a infecção pelo protozoário toxoplasma gondii. Dessa forma, a transmissão pode ocorrer por vários motivos, tais como:

  • Consumo de alimentos contaminados 
  • Manejo de areia e latas de lixo contaminados por fezes de gato
  • Ingestão de verduras e legumes crus mal lavados
  • Ingestão de cistos de carne crua ou mal cozida

Outro meio de transmissão é a transplacentária, isto é, quando a mãe adquire a infecção durante a gestação e transmite ao feto, além também da transfusão de sangue e terapia com células vivas.

Afinal, quais são os sintomas da toxoplasmose ocular? 

Em crianças, a toxoplasmose ocular pode causar baixa de visão, estrabismo (desvio ocular), nistagmo (movimento involuntário dos olhos ) e mancha branca nos olhos (leucocoria). Por outro lado, em adolescentes e adultos, pode causar baixa de visão, fotofobia, dor ocular e vermelhidão ocular.

Como diagnosticar?

A princípio, para diagnosticar a toxoplasmose ocular, são necessários exames oftalmológicos, tais como: medida da acuidade visual, biomicroscopia ocular, tonometria (medição da pressão intra ocular) e mapeamento de retina.

Tratamento da toxoplasmose ocular

Ainda de acordo com a oftalmologista, o tratamento medicamentoso da toxoplasmose ocular inclui antibióticos via oral, anti-inflamatórios (corticoide oral e em forma de colírio) e ácido folínico. Podem ser necessários, ainda, colírios para dilatar a pupila. Infelizmente, a toxoplasmose ocular não tem cura, apenas controle dos sintomas.

A prevenção se dá de duas formas: através de diagnósticos na gestação, isto é, a realização de sorologia para toxoplasmose na gravidez periodicamente. “Se der positivo, trata-se a infecção para minimizar os riscos de infecção ao feto”, explica a médica. A outra forma de prevenção é evitar o consumo de carne crua mal cozida, alimentos contaminados e cuidados na manipulação de areia.

Fonte: Dra. Renata Rabelo Ferretti, oftalmologista clínica e cirúrgica. CRFM 91006.

 

 

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas