Tontura: o que é e diferentes condições que podem causá-la
Você provavelmente já sentiu tontura alguma vez na vida. Trata-se de uma desorientação espacial, geralmente entendida como a sensação de tudo “estar girando”, a perda de equilíbrio ou até a vontade de desmaiar.
Em casos isolados e pouco frequentes — depois de irmos em uma montanha-russa, por exemplo —, a tontura não indica algo mais grave, é apenas uma reação do corpo a um estímulo abrupto e exagerado. Contudo, se ela está sempre presente no cotidiano, ou é acompanhada de outros sintomas, o ideal é consultar um médico para identificar as causas da questão. Saiba mais:
Tipos de tontura
Pouca gente sabe, mas existe mais de um tipo de tontura. Eles são classificados de acordo com as origens e ajudam a facilitar o diagnóstico de outras doenças. Confira:
Tontura do aparelho labiríntico
Gera a falsa sensação de “tudo girando”. Frequentemente é causada por um problema interno do ouvido e pode vir acompanhada de zumbido ou perda parcial da audição. Além disso, movimentos bruscos com a cabeça pioram a questão.
Tontura de estruturas neurológicas
Provoca um desequilíbrio, então, se você estiver em pé, pode ser que tropece e até caia. Acomete mais os idosos e geralmente é frequente. Alterações da visão, doenças neurológicas, pancadas na cabeça, neuropatias (comuns em casos de diabetes), consumo de álcool ou drogas e até uso de medicamentos, por exemplo, são alguns dos principais desencadeadores.
Tontura hemodinâmica
Decorrente de alterações cardíacas, problemas na circulação ou por conta da pressão baixa. Nesse caso, o sangue não é bombeado para o cérebro, o que pode estimular o escurecimento da visão e até um desmaio.
Tontura emocional
Consequência de quadros emocionais que provocam alterações na respiração — como crises de pânico e ansiedade.
Leia também: Hepatite desconhecida em crianças: o que se sabe até agora?
Diferentes causas da tontura
Como deu para perceber, a tontura pode ser dividida em diferentes tipos porque muitas podem ser as causas. Veja algumas:
Labirintite e doença de Menière
Inflamações na estrutura interna do ouvido são muito associadas à tontura. A labirintite, por exemplo, afeta o labirinto, área responsável pelo equilíbrio. Por outro lado, a doença de Menière é mais rara, mas também ataca o ouvido interno e gera crises de tontura e náuseas.
Causas hormonais e nutricionais
De acordo com o médico endocrinologista Francisco Tostes, sócio da Nutrindo Ideais, deficiências nutricionais podem estar relacionadas ao problema. “Falta de ferro e/ou vitamina B12 são bons exemplos. Além da tontura, o paciente pode ter fraqueza e cansaço. Um exame de sangue simples detecta essas alterações”, explica.
Ademais, outros possíveis motivos são distúrbios da tireoide (tanto hipo quanto hipertireoidismo), insuficiência adrenal (devido ao baixo nível de cortisol no organismo) e diabetes. “Especialmente em pacientes que fazem uso de insulina, a tontura aparece por meio da redução excessiva da glicose no sangue (hipoglicemia)”, complementa o profissional.
Causas psicológicas e emocionais
Já o psiquiatra Higor Caldato, também sócio da Nutrindo Ideais, afirma que a sensação de “tudo estar girando” é bem comum em pacientes com transtorno de ansiedade. Desse modo, a tontura aparece durante as crises, acompanhada de palpitação, dormência no braço e dificuldade para engolir. Contudo, outras condições também ocasionam o problema, como depressão, transtornos alimentares e transtorno bipolar.
“Geralmente, gatilhos estressores geram respostas inadequadas do sistema nervoso central que, associadas a alterações hormonais — como ocorre com o cortisol —, genéticas e químicas, farão com que o organismo manifeste fisicamente questões emocionais”, explica.
Causas ginecológicas
“Doenças que aumentam o fluxo menstrual (como miomatose e adenomiose) podem levar a uma anemia ferropriva (falta de ferro), o que pode gerar tontura. Além disso, vale lembrar que a tontura é um sintoma muito comum na gestação devido à diminuição da pressão arterial”, conta a médica ginecologista Camila Ramos, especialista em reprodução humana.
Causas cardiológicas
Já entre as causas cardiovasculares da tontura, podem ser citados “vazamento ou válvulas cardíacas estreitas e arritmias (como fibrilação atrial e aterosclerose), uma vez que reduzem o fluxo sanguíneo para o cérebro”, diz a médica cardiologista Aline Azevedo, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e integrante da Clínica Nutrindo Ideais.
Fontes: Francisco Tostes, médico endocrinologista e sócio da Nutrindo Ideais; Higor Caldato, psiquiatra e também sócio da Nutrindo Ideais; Camila Ramos, médica ginecologista e especialista em reprodução humana; e por fim Aline Azevedo, cardiologista membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e integrante da Clínica Nutrindo Ideais.