Tomate seco: Benefícios e como preparar em casa
O tomate seco dá um toque especial aos pratos em que é adicionado, desde as pizzas até as saladas. Além de saboroso, ele é nutritivo. Por exemplo, contém o dobro de vitamina A que um tomate fresco possui.
Propriedades do tomate seco
Assim como o tomate fresco, ele é fonte de licopeno, um carotenoide excelente para a saúde. No entanto, contém o triplo de licopeno se comparado à versão fresca. Não só, contém seis vezes mais potássio e sete vezes mais magnésio.
Ainda, é uma excelente fonte de vitamina A, que é naturalmente anti-inflamatória. Sendo assim, ela beneficia a saúde da pele (previne o envelhecimento precoce, por exemplo), facilita o emagrecimento e fortalece a imunidade.
Leia mais: Vitamina A ajuda no tratamento da acne. Saiba mais
Benefícios do tomate seco
Pele saudável
Rico em vitamina A, ele beneficia especialmente a saúde e a aparência da pele. Por isso, seu consumo pode ajudar a prevenir ou tratar a acne e ajuda a evitar o envelhecimento precoce.
Em suma, o envelhecimento precoce é resultado de um processo inflamatório conhecido como estresse oxidativo. O estresse oxidativo é resultado da ação dos radicais livres. Não só, a grande quantidade de licopeno que contém também beneficia a pele, principalmente contra os efeitos dos raios solares.
Leia também: Alimentos fotoprotetores: O que são e benefícios
Imunidade e ossos fortes
Além disso, sua abundância em vitamina A também pode fortalecer a imunidade. Não só, fonte de potássio e licopeno, o tomate seco previne problemas relacionados à saúde óssea, como a osteoporose.
É fonte de fibras
Além das vitaminas e dos minerais, ele é também rico em fibras. Por isso, ajuda no funcionamento intestinal. Assim, previne a constipação e promove maior sensação de saciedade. Pode também ajudar na perda de peso.
Leia mais: Chucrute: O que é, como consumir e benefícios
Protege a saúde do coração
Por fim, sua abundância em fibras e antioxidantes também beneficia a saúde cardiovascular. O tomate seco auxilia no controle do colesterol.
Cuidados no consumo
Embora saudável, ele e calórico e também carrega uma pequena carga de sódio e gordura em sua conserva. Por isso, o ideal é não abusar da quantidade. Assim, quem tem problema de pressão alta e obesidade, principalmente, deve tomar cuidado para não consumir demais.
Receita de tomate seco caseiro
- 500 gramas de tomate fresco
- 1/2 xícara de chá de açúcar
- 1/2 colher de sopa de sal
- azeite de oliva a gosto
A princípio, seu consumo é possível de muitas formas, por exemplo, na salada e no macarrão. Não só, é possível adicionar o tomate na pizza, bem como em lanches e mais.