Como usar tomate na rotina de cuidados com a pele
Embora seu primeiro pensamento sobre tomate possa ser como alimento, muitas pessoas o usam como parte de sua rotina de cuidados com a pele, reivindicando sua força em, entre outros aspectos, rejuvenescer e iluminar o rosto.
Tomates são considerados um alimento saudável, contendo vitamina C e outros antioxidantes. Esses incluem:
- Betacaroteno;
- Luteína;
- Licopeno;
- Magnésio;
- Vitamina A;
- Vitaminas B-1, B-3, B-5, B-6 e B-9.
Também, um estudo de 2011 descobriu que a combinação de extrato de tomate e azeite protegia contra danos causados pelo sol e aumentava a produção de pró-colágeno, uma molécula que dá à pele sua estrutura e a mantém firme e jovial. Os cientistas acreditam que o licopeno no tomate é fundamental nessa função.
Contudo, embora as evidências sugiram que o tomate é benéfico para a pele por meio de aplicação tópica, há poucas evidências clínicas para apoiar essas alegações. Assim, de acordo com uma revisão de 2012 publicada na revista Dermato-Endocrinology, os estudos clínicos se concentraram mais no consumo do que na aplicação tópica.
Como o tomate pode beneficiar a pele?
Os defensores do uso do tomate no rosto sugerem que ele faça parte de sua rotina regular de cuidados com a pele, tonificação e hidratação. Além disso, há alguns argumentos científicos por trás das alegações de que os ingredientes do tomate podem ajudar:
- Esfoliação;
- Combate a danos celulares;
- Hidratação;
- Redução do risco de queimaduras solares.
Leia também: Quer melhorar a pele? Exclua esses três alimentos da dieta
Existe algum risco a considerar?
Não há dúvida de que o tomate pode ser uma adição saudável à dieta, mas se ao comê-lo resultar em uma reação alérgica, o mesmo será aplicado no seu rosto. A pele sensível do seu rosto também pode ter uma reação à alta acidez natural da fruta. Portanto, antes de usar o tomate, faça um teste. Escolha uma pequena área da pele e aplique o vegetal. Assim, monitore a área pelas próximas 24 horas em busca de sinais de reação adversa – como vermelhidão, coceira e inchaço – antes de realizar uma aplicação facial completa.
Leia também: Ingredientes naturais que valem por um botox