Teobromina: Tudo sobre o estimulante do cacau
A cafeína você já deve conhecer, mas e a teobromina? Já ouviu falar dela? Basicamente, ela é um estimulante natural presente em alguns alimentos, como o fruto do cacau e os produtos em que está presente, como o chocolate. Por isso, ela dá energia ao corpo e pode ser usada a favor da saúde física, bem como mental.
Para que serve a teobromina
A princípio, ela é similar à teofilina e à cafeína, pois as 3 são da mesma família e atuam como estimulantes no corpo. Portanto, sua função principal no organismo é dar energia. Ou seja, ela ajuda a tirar o sono, por exemplo, e aumenta a capacidade de concentração e foco do cérebro.
Não só, ela é vasodilatadora. Assim, alarga os vasos sanguíneos. O que pode ajudar na prevenção da formação de coágulos. Não só, é diurética (estimula a produção de urina).
Benefícios para a saúde
Protege a saúde do coração
O estimulante pode beneficiar a saúde do coração, pois ajuda a prevenir doenças relacionadas à coagulação, como é o caso da trombose. Além disso, atua para prevenir a obstrução das artérias e dos vasos sanguíneos. Não só, pode ajudar no controle do colesterol e a regular a pressão arterial.
Leia mais: Chocolate faz bem para o coração, diz estudo
Dá foco e concentração
Assim como a cafeína, esse estimulante promove uma melhor capacidade de se concentrar nas atividades do dia a dia. Não só, ajuda a manter o foco. Por isso, também pode, em excesso, causar insônia. Sendo assim, é importante consumir de forma regulada e sem exagero.
Leia também: Comer chocolate antes de dormir tira o sono?
Melhora o humor
Além disso, pode ter um efeito positivo sobre a saúde mental, pois ajuda na regulação do humor. A princípio, ela pode principalmente ajudar em caso de estresse, pois promove sensação de calma quase que instantaneamente.
Quanta teobromina tem no chocolate?
O chocolate amargo é a melhor fonte de teobromina entre os tipos de chocolate, pois ele é a versão mais próxima do cacau. Sendo assim, geralmente contém 5,5 miligramas do estimulante, ao passo que a versão ao leite costuma conter apenas 2,4 miligramas.
Além disso, o chocolate amargo é uma melhor fonte de antioxidantes. Por isso, é considerado a versão mais saudável da guloseima.
A teobromina também pode ser consumida na forma de suplemento, além de poder ser encontrada em outros alimentos, como os nibs de cacau.
Leia mais: Chocolate amargo e ao leite: Você sabe qual a diferença?