Sucos diuréticos para emagrecer e desinchar
Quem está tentando emagrecer já pode ter apostado no consumo de sucos detox para ajudar no processo. Menos conhecidos, mas muito eficazes, os sucos diuréticos também são saudáveis e auxiliam na perda de peso.
Antes de mais nada, você sabe o que são os alimentos diuréticos? Eles ajudam o corpo a se livrar do excesso de líquidos, principalmente água, e do sal, cujo principal efeito é inchaço no abdômen e nos membros inferiores. Assim, eles atuam estimulando os rins a liberar sódio na urina, proporcionando alívio da retenção de líquidos, pressão alta e outras condições.
Vários fatores podem causar retenção líquida, incluindo alimentação rica em sódio, alterações hormonais e sedentarismo. Mas, a boa notícia é que algumas frutas, verduras e legumes ajudam o bom funcionamento dos rins, facilitando a filtragem realizada pelo órgão, limpando as toxinas do organismo através da urina.
Dessa maneira, os sucos diuréticos são uma forma natural de desinchar. Consequentemente, diminuem medidas.
Veja ideias de sucos diuréticos
Suco de pepino com limão
O limão é conhecido por suas propriedades desintoxicantes e essenciais para a imunidade. Isso porque a fruta é rica em vitamina C e potássio, o que ajuda a eliminar as toxinas e a diminuir os sintomas da fadiga física e mental.
Já os pepinos têm enxofre e silício que aumentam a micção, estimulando os rins a remover o ácido úrico. Fonte de água e potássio e com baixo teor de sódio, esse legume também inibe a produção de ácido nítrico e enzimas inflamatórias, reduzindo assim o inchaço.
Suco de melancia com canela
A melancia, com 92% de teor de água e altos níveis de potássio, também possui propriedades diuréticas. Além disso, contém o aminoácido citrulina, que relaxa os vasos sanguíneos e evita a infiltração de líquidos no tecido, reduzindo a retenção de água.
Por outro lado, a canela estimula a digestão e ainda reduz os níveis ruins de colesterol no sangue. Além disso, ela é mesmo considerada termogênica. Ou seja, está entre os alimentos que “obrigam” o organismo a gastar mais energia durante a digestão e, assim, favorecem a perda de peso.
Suco de abacaxi com gengibre
Bastante conhecido por ser digestivo e por sua ação diurética, o abacaxi ajuda a purificar o organismo ao eliminar as toxinas. Além disso, é um antioxidante natural, ou seja, contribui para o combate ao envelhecimento precoce na renovação celular.
O gengibre é um termogênico natural. Ainda pode facilitar a digestão e aliviar o desconforto de azia e inchaços abdominais. O alimento é extremamente acessível – pode ser encontrado em feiras, empórios e supermercados. Contudo, para fazer o suco com gengibre e colher seus benefícios, prefira a raiz pura: basta um pedacinho para fazer a infusão.
Suco de cranberry entre os sucos diuréticos
Os nativos americanos identificaram os efeitos diuréticos dos cranberries, usando-os para tratar uma série de condições, incluindo o escorbuto, que eles acreditavam ter sido causado pelo excesso de sal. Portanto, o suco de cranberry tem sido usado por mulheres em todo o mundo para prevenir e tratar infecções do trato urinário e outros distúrbios da bexiga. Da mesma forma, a fruta é especialmente benéfica para a remoção de líquidos sem eliminar o potássio.
Sucos diuréticos: suco de melão
A fruta possui grande quantidade de água em sua composição. Assim, hidrata o organismo e promove maior eliminação de toxinas. Além disso, possui enzimas que facilitam a absorção e digestão dos alimentos e pode reduzir riscos de doenças graças ao seu poder antioxidante e anti-inflamatório.
Leia também: 5 frutas que você pode comer na dieta low carb