Suco de salsão: A bebida verde da vez
Sai a couve, entra o salsão como principal ingrediente do suco verde, prometendo tanto ou mais benefícios para a saúde de quem o ingere logo pela manhã ou antes do treino.
Pele bonita, mais energia e melhor digestão são algumas das vantagens que ele oferece.
Se você já experimentou suco de salsão, saberá que a maioria das pessoas provavelmente não está bebendo pelo sabor. Em vez disso, a obsessão pela bebida decorre de suas supostas vantagens à saúde.
Benefícios do suco de salsão
Também chamado de aipo, o salsão é um excelente diurético natural e, graças a essa propriedade, seu suco seria um grande aliado para eliminar toxinas acumuladas no organismo, melhorando a digestão e até capaz de ajudar no processo de emagrecimento.
O aipo é mesmo um vegetal poderoso, fonte de antioxidantes, enzimas e fitonutrientes, tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, além da capacidade de equilibrar o açúcar no sangue.
A planta ainda é rica em vitamina A, magnésio, ferro e , com sua capacidade de melhorar a digestão, também chuta um dos sintomas mais incômodos da digestão para o meio-fio: o inchaço.
A maioria dos nutricionistas concorda que não há nada errado em adicionar suco de salsão a uma dieta já saudável.
Mas muitos deles são céticos em relação à sua reputação como uma cura para tudo e apontam que, ao espremer o aipo, você está perdendo os benefícios de toda a planta.
Inclusive, membros do Conselho de Nutrição Norte-americano não recomendam usar suco de aipo ou qualquer suco verde como um meio de substituir o consumo do vegetal in natura – a ideia é que ele seja um complemento em meio a um cardápio rico em alimentos frescos e integrais.
Como fazer suco de salsão em casa
Diferente da versão com couve, o suco de salsão contém apenas um ingrediente.
Basta colocar uma porção do vegetal lavado em um processador de alimentos ou liquidificador, bater na potência máxima com água filtrada e depois coar.
Se não gostar da sensação amarga da bebida, adicione meia lima para cada copo.