Suco de cebola no cabelo acaba com a queda?
Sofre com queda acentuada dos fios? Já experimentou passar suco de cebola no cabelo? A ideia não é muito atrativa, principalmente pelo odor desagradável que pode ficar depois. Mas, de acordo com o cirurgião de transplante capilar Sam Cinkir, que dirige o grupo inglês Este Medical Group, a receita funciona.
Em entrevista ao jornal inglês The Sun, o especialista afirmou que a dica vale ser testada. “Muitos pacientes procuram maneiras diferentes de interromper o declínio e promover o crescimento do cabelo, e o suco de cebola é um dos remédios caseiros mais eficazes”, disse.
Isso porque para Sam Cinkir, as substâncias presentes no alimento melhoram a circulação sanguínea do couro cabeludo, o que é essencial para evitar o problema. Além disso, a cebola contém enxofre, mineral importante durante o processo de desenvolvimento dos fios.
E o profissional não está sozinho nessa. Um estudo de 2002, realizado por pesquisadores do Hospital Universitário de Bagdá, no Iraque, apontou os benefícios do vegetal no combate à alopecia areata — doença que causa a queda de cabelo em áreas específicas da cabeça.
Durante seis semanas, voluntários receberam a instrução de aplicar o suco de cebola no cabelo. Desses, 86,9% observaram um crescimento mais acentuado dos fios (principalmente os homens), enquanto apenas 13% das pessoas no grupo placebo (de controle) verificaram a mesma coisa.
Como usar
A ideia é simples: basta bater o alimento com um pouco de água no liquidificador, aplicar diretamente no couro cabeludo e, então, aguardar 15 minutos. Em seguida, é só enxaguar e lavar normalmente.
Leia também: Shampoo sem sal é melhor para a saúde dos fios? Profissional esclarece
Suco de cebola no cabelo funciona?
A queda de cabelo pode ter muitas causas — alterações hormonais, anemia, gravidez, infecções virais (como a Covid-19) e até emagrecimento. Por isso, os tratamentos são inúmeros e devem ser individualizados. Ou seja, o suco de cebola no cabelo pode funcionar para alguns, mas isso não significa que ele vai solucionar o seu problema.
O ideal é contar com a ajuda de um profissional. Ele te ajudará a identificar o agente (ou os agentes) causador da queda e recomendará a abordagem mais interessante para o seu caso.