Suco de batata para gastrite: saiba se funciona e como preparar
Quem sofre com gastrite sabe como é difícil lidar com as dores e as queimações. Muitas vezes, compromissos têm que ser desmarcados de última hora e nada parece aliviar o incômodo. Por isso, além dos medicamentos prescritos por um médico especialista, algumas pessoas que convivem com esse quadro buscam outros meios de acalmar uma crise. Considerado por alguns um “remédio caseiro”, saiba se o suco de batata realmente funciona no tratamento da gastrite.
Acima de tudo, é preciso entender que nenhum alimento tem a capacidade de curar alguma doença milagrosamente. Além disso, eles não funcionam como substitutos das medicações. O suco de batata, por exemplo, não pode ser utilizado no lugar de um remédio, mas com o intuito de acalmar momentaneamente os sintomas da gastrite, é muito bem-vindo. Isso porque a batata é alcalina e, assim, consegue neutralizar a acidez do estômago e diminuir, consequentemente, as dores.
Benefícios do suco de batata para gastrite
Além de ser alcalina, a batata é rica em vitamina C. Por isso, ao extrair o líquido e beber o suco de batata, o indivíduo consegue aproveitar os benefícios da ação anti-inflamatória do alimento.
Ela também possui grandes quantidades de zinco, mineral que atua como antioxidante e fortalece a imunidade. O suco de batata ainda fornece potássio e ferro. Assim, por meio de seus nutrientes, a bebida consegue ajudar a tratar as úlceras no estômago e aliviar o desconforto ocasionado pela gastrite.
Gastrite
A gastrite acontece, sobretudo, quando há uma inflamação na mucosa que reveste o estômago. Ela pode ser temporária, chamada de gastrite aguda, ou crônica, quando perdura por meses ou anos.
Veja alguns sintomas da doença:
- Dor ou desconforto na região abdominal superior;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Enjoo;
- Sensação de má digestão dos alimentos;
- Estufamento do abdômen;
- Perda do apetite;
- Soluços frequentes;
- Fezes escurecidas.
A principal causa da gastrite é o desequilíbrio entre a quantidade de ácido presente no estômago, e as barreiras que a mucosa do estômago possui para se proteger do seu próprio ácido. Tal situação costuma ocorrer quando há, por exemplo, um consumo excessivo de álcool, uso de medicamentos como anti-inflamatórios e aspirinas, estresse, tabagismo, intolerâncias alimentares, anemia, vômitos crônicos ou infecção por vírus e bactérias.
A endoscopia é um exame utilizado com frequência frente a um possível quadro de gastrite. Ao sentir tais sintomas, é necessário consultar um médico. Caso o resultado se confirme, o profissional receitará os remédios certos conforme a causa do problema.
Durante o tratamento, alguns hábitos têm de ser adotados. Entre eles estão:
- Em primeiro lugar, evitar alimentos fritos, ricos em gorduras, conservantes e condimentos (como pimenta) que dificultam a digestão;
- Diminuir o consumo de cafeína;
- Evitar leite e seus derivados e glúten;
- Cortar o consumo de álcool e cigarro;
- Fazer refeições fracionadas a cada 3h;
- Beber muita água;
- Mastigar muito bem os alimentos;
- Por fim, avaliar a continuidade do uso de alguns tipos de medicamentos, caso você o faça.
Receita suco de batata
Aprenda como preparar o suco de batata e, assim, aliviar os sintomas da gastrite.
Ingredientes:
- 1 batata inglesa crua;
- 200 mL de água.
Modo de preparo:
Primeiramente, descasque a batata e coloque-a no processador ou no liquidificador. Bata e depois adicione um pouco de água (dessa forma, o suco ficará mais líquido e mais fácil de beber).
Leia mais: Alimentos que ajudam a controlar a gastrite