Stiff: Como fazer o exercício com barra e para que serve
O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e pernas. Além disso, também ajuda a fortalecer os músculos da parte posterior do tronco, que são responsáveis por mantê-lo reto e os músculos isquiotibiais.
Dessa maneira, o stiff é uma variação do levantamento terra tradicional e pode ser feito com halteres, barras, de maneira unilateral ou em plataformas sem estabilidade. No entanto, o exercício é recomendado para treinadores avançados, pois exige um esforço maior e uma postura complexa.
Além de trabalhar os grupos musculares já mencionados, o movimento também ajuda a queimar calorias. Isso porque o stiff ativa diversos músculos ao mesmo tempo e ainda auxilia o ganho de capacidade respiratória.
Leia também: Agachamento pistola: Benefícios e como realizar
Stiff: Como fazer
Antes de iniciar o exercício stiff, é importante ter a ajuda de um educador físico para realizar os movimentos da maneira correta.
- Comece com os pés afastados na largura do quadril, apontados para frente;
- Em seguida, flexione levemente os joelhos;
- Segure o peso com as palmas voltadas para trás e as mãos afastadas na largura dos ombros;
- Logo após, empurre levemente o quadril para trás e mova o tronco para a frente e desça a barra;
- Realize o movimento até conseguir manter a curvatura natural da coluna;
- Retorne à posição inicial.
Erros que devem ser evitados
- Não manter a curvatura natural da coluna: Este erro aumenta o risco de lesões na coluna. Portanto, o ideal é manter o joelho estático, empinar o bumbum para descer e ver até onde consegue ir. Se você estiver com uma curvatura invertida da coluna, significa que o movimento está sendo realizado da forma errada.
- Estender demais o quadril no final do movimento: Isso faz com que o quadríceps seja ativado. Ou seja, o exercício que tinha o objetivo de atingir os músculos localizados na região da coxa, acaba perdendo o seu propósito. Ademais, também aumenta o risco de dores e lesões na lombar.
Leia também: Burpee: Benefícios e como realizar o movimento