O sono de qualidade para crianças e adolescentes é essencial para recuperar o corpo e a mente. Isso porque o organismo precisa de descanso para recompor as energias.
Além disso, dormir bem ajuda no desenvolvimento das crianças, especialmente no aprendizado. Através do sono é possível organizar pensamentos e lembrar o que aprendemos durante o dia.
De acordo com a National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), o sono de qualidade é tão importante quanto a alimentação e a higiene. Pois além de ajudar no desenvolvimento intelectual, durante esse período o corpo libera os hormônios de crescimento.
Assim como os adultos, algumas crianças também apresentam dificuldades para dormir. Uma pesquisa da Academia Americana de Pediatria, (American Academy of Pediatrics) mostrou que 10% das crianças têm problemas com sono. O estudo também apontou que 80% dos alunos do ensino médio não dormem o recomendado.
Desde o começo da pandemia, os jovens têm passado mais tempo em frente às telas. Afinal, diversas escolas optaram pelo EAD (ensino a distância). No entanto, esse costume pode ser prejudicial ao sono.
“A pandemia potencializou a questão das telas, mas muito antes a gente já via as crianças em frente os dispositivos. Há uma falta do ambiente externo”, explica a psicóloga Fabiana Pinheiro Magni, durante uma palestra no Congresso Brasileiro do Sono.
Leia também: A importância do sono no emagrecimento e regulação hormonal
Veja algumas dicas que podem te ajudar a dormir melhor:
Fonte: Fabiana Pinheiro Magni: Psicóloga, Especialista em Sono pelo Instituto Albert Einstein, formação em Neurociência do Sono Infantil, Pós-graduada em Evolução Humana pela Universidade de Barcelona.