Sociopata e narcisista: Entenda a diferença entre os dois
Quando uma pessoa não demonstra empatia ou remorso e parece estar sempre cheia de si, normalmente ela é julgada como sociopata ou narcisista. Embora a sociopatia e o narcisismo compartilharem algumas semelhanças, os dois são distúrbios psicológicos distintos.
Tanto os sociopatas quanto narcisistas possuem distúrbios de personalidade. Com isso, os traços de índole são tão extremos que causam danos a si mesmo e a outras pessoas, ou ocasionam múltiplas perdas e falhas na vida, como perder um emprego, terminar um relacionamento importante ou não ir bem na escola.
Quem sofre qualquer um dos dois distúrbios se valoriza acima dos outros, considerando o sentimento alheio como secundário. Porém, essas características vêm de diferentes lugares psicológicos e por diferentes razões.
Narcisista
Uma pessoa narcisista é auto-obcecada em um grau extremo. Alguém que tem um alto nível de confiança e crença em si mesmo, mas de um modo muito prejudicial.
Pode ter um comportamento manipulador e priorizar suas próprias necessidades acima das de outras pessoas, não aceitando críticas de ninguém.
Acima de tudo, o narcisista tem a necessidade de ser o mais importante, o centro das atenções.
Leia também: Narcisismo: O que é e como identificar o transtorno
Sociopata
Já os sociopatas – pessoas que são diagnosticadas com transtorno de personalidade anti-social – possuem algumas características narcísicas, entretanto esse distúrbio psicológico pode ser muito mais perigoso.
Isso porque, diferente dos narcisistas. que prejudicam as pessoas não intencionalmente, os sociopatas têm prazer em manipular.
No entanto, não significa que todo sociopata é um serial killer. O mais comum é que eles sejam movidos pela necessidade de controlar as pessoas, danificá-las de alguma forma e ganhar dinheiro e poder em cima disso.
Quem sofre do distúrbio age com base na gratificação pessoal, carece de empatia e é incapaz de intimidade.
Os sociopatas são especialmente perigosos porque, muitas vezes, envidam grandes esforços para esconder sua verdadeira personalidade, diferente dos narcisistas, que não tentam esconder o que são.