Síndrome do Ninho Vazio: O que é, sintomas e o que fazer

Equilíbrio
03 de Junho, 2020
Síndrome do Ninho Vazio: O que é, sintomas e o que fazer

A ordem natural da vida é criar os filhos para que eles possam viver a vida sozinhos. Por mais que exista saudade, os pais se sentem orgulhosos ao vê-los saindo de casa e conquistando a independência. No entanto, pessoas que se sentem extremamente tristes e angustiadas podem estar enfrentando a chamada Síndrome do Ninho Vazio

A Síndrome do Ninho Vazio não é um diagnóstico clínico. Mas sim, um fenômeno no qual pais experimentam sentimentos de tristeza e perda quando o último filho sai de casa. 

Assim, você pode incentivar ativamente seus filhos a se tornarem independentes. Porém, a experiência de deixá-los ir pode ser dolorosa. Saiba quais são os sintomas mais comuns da síndrome:

Sentimentos de perda

Durante a vida, pais criam os filhos fantasiando sobre a liberdade e a oportunidade que eles não tiveram quando eram mais novos. Mas, quando chega a hora de eles partirem de fato, muitos pais se vêem atormentados por uma tristeza profunda, medo e um grande sentimento de perda.

Leia também: Como equilibrar trabalho, filhos e estresse durante a quarentena

Culpa

Os pais tendem a achar que não fizeram o suficiente pelos filhos. Por isso, sentimentos de culpa podem surgir quando eles saem de casa. 

Frustração por falta de controle

A falta de controle sobre quando seu filho vai à aula, ao trabalho, sai para um encontro ou com os amigos pode ser frustrante. Afinal, foram anos tendo controle sobre eles. Você também pode se sentir um pouco excluído quando não conhece a programação diária do seu filho.

Ansiedade

Se seu filho foi para a faculdade ou simplesmente se mudou, é normal se preocupar quando ele sai de casa. Entretanto, sentir uma ansiedade constante sobre como ele está se adaptando não é normal. 

Estresse conjugal 

Muitos casais deixam de lado o relacionamento para ter mais foco nos filhos. Então, quando eles partem, você pode achar que o relacionamento precisa de ajuda.

Dito isso, cada casal reage de uma forma. Se um de vocês está se adaptando melhor com a vida sem filhos em casa mais do que o outro, pode sentir mais tensão no relacionamento. 

Como lidar com a Síndrome do Ninho Vazio

  • Aceite o tempo: Concentre-se no que você pode fazer para ajudar seu filho a ter sucesso quando sair de casa.
  • Mantenha contato: Você pode continuar próximo dos seus filhos, mesmo separado. Faça um esforço para manter contato regular por meio de visitas, telefonemas, e-mails, textos ou chats por vídeo.
  • Procure apoio: Compartilhe seus sentimentos com entes queridos e amigos cujos filhos saíram de casa recentemente. Se você se sentir deprimido, consulte seu médico ou um profissional de saúde mental.
  • Se mantenha positivo: Pensar no tempo e na energia extras que você pode dedicar ao seu casamento ou interesses pessoais depois que o seu último filho sair de casa pode ajudá-lo a se adaptar a essa grande mudança na vida.

Leia também: Atividades que ajudam a lidar com o estresse na quarentena

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas

misofonia
Bem-estar Equilíbrio

Misofonia: O que é a síndrome que viralizou no TikTok?

A misofonia é uma condição que provoca uma reação negativa aos sons. Saiba mais

Bem-estar Equilíbrio Saúde

Taxas de suicídio e de autolesão de crianças e jovens aumentam no Brasil

País registrou o aumento de 3,7% nas taxas de suicídio e de 21% nos casos de automutilação entre os anos de 2011 e 2022