Síndrome de Ramsay Hunt faz Justin Bieber adiar os shows

Saúde
10 de Junho, 2022
Síndrome de Ramsay Hunt faz Justin Bieber adiar os shows

Nesta sexta-feira (10), Justin Bieber esclareceu em suas redes sociais o real motivo do cancelamento de alguns shows: Síndrome de Ramsay Hunt, também conhecida como herpes-zoster do ouvido. No vídeo, o cantor aparece com metade do rosto paralisado por conta da doença.

“Como vocês podem ver, esse lado do rosto não está se movendo. Para aqueles que estão frustrados com os cancelamentos dos shows, eu fisicamente não sou capaz de fazê-los. É super sério”, desabafou o astro em seu Instagram.

O cantor deixou seus fãs preocupados desde terça-feira (07), após anunciar que precisou adiar os próximos três shows de sua turnê, conhecida como “Justice World Tour”, para cuidar da sua saúde.

O que é Síndrome de Ramsay Hunt?

A Síndrome de Ramsay Hunt consiste em um tipo de infecção do nervo facial e auditivo, causada pelo vírus herpes-zoster, o mesmo causador da catapora. 

Dessa forma, a doença provoca paralisia facial, vertigem, problemas de audição, aparecimento de manchas, entre outros sintomas.

Sintomas da Síndrome de Ramsay Hunt

Os sintomas da Síndrome podem variar de pessoa para pessoa. Portanto, veja os mais comuns:

  • Paralisia facial;
  • Vertigem;
  • Dificuldade para falar;
  • Febre;
  • Dor de ouvido;
  • Dor de cabeça;
  • Bolhas vermelhas na região da orelha;
  • Alterações no paladar.

Leia também: Doença de Lyme: entenda a doença que afeta Justin Bieber

Causas da Síndrome de Ramsey Hunt

Esta doença não é contagiosa. Mas, o vírus herpes-zoster pode ser encontrado nas bolhas desenvolvidas na orelha. Ou seja, ele pode ser transmitido para outras pessoas, causando catapora e, consequentemente, a Síndrome de Ramsay Hunt.

Dessa forma, o risco de desenvolver esta síndrome é ainda maior em indivíduos com doenças imunossupressoras, diabetes, e crianças ou idosos que tenham se contagiado com catapora. 

Tratamento

Se notar os sintomas citados acima, o indicado é buscar ajuda médica o quanto antes. 

Assim, após o diagnóstico da doença, o tratamento é feito através de acordo com cada caso. Mas, geralmente, os médicos recomendam remédios antivirais e até mesmo anti-inflamatórios, para aliviar os sintomas. Além disso, os especialistas podem indicar o uso de colírios lubrificantes para evitar a secura dos olhos.

Doença de Lyme 

Apesar de não ter especificado o motivo do cancelamento dos shows na terça-feira (7), diversas pessoas especularam uma doença que o cantor sofre: a doença de Lyme.

Justin já havia revelado em 2020 que foi diagnosticado com a doença de Lyme. Inclusive, em um documentário lançado no mesmo ano, o cantor disse que o diagnóstico afetou sua saúde mental e ele também precisou lidar com um quadro de depressão.

Desse modo, a doença de Lyme é causada por uma bactéria chamada Borrelia burgdorferi, transmitida pela picada de um carrapato, e pode afetar todo o corpo, causando uma lesão avermelhada na pele que vai aumentando de tamanho com o tempo. Além de cansaço excessivo, febre, dor de cabeça e, em casos mais graves, parada respiratória. 

Referência

Gshow

Tua saúde

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas