Simulador de escada: o que é, benefícios e como usar
Se você treina na academia, provavelmente já viu o simulador de escada. O aparelho é uma ótima forma de fortalecer os músculos das pernas e glúteos e, de quebra, queimar calorias.
Como o nome já diz, o simulador de escadas consiste em um aparelho que simula uma escada. Assim, para utilizá-lo, você tem que projetar o seu corpo ou fazer força de subida, exigindo os seus membros inferiores.
Além disso, a boa notícia é que você não precisa ser um atleta de nível avançado para obter os benefícios do equipamento. Porém, é um exercício que utiliza muitos membros inferiores e, se o aluno for iniciante ou pré-intermediário, ele vai sentir mais fadiga e cansaço na perna.
Leia também: Treino cardio: O que é, como fazer e exercícios
Para que serve?
De acordo com o gerente técnico do Grupo Smart Fit e profissional de educação física, Guilherme Micheski, o principal foco deste aparelho é o condicionamento e perda de gordura.
“O simulador de escada serve para trabalhar o nosso sistema cardiovascular, tendo como resultado a queima de gordura e o trabalho de condicionamento físico. Porém, se o aluno não tem muita força, ele vai sentir muito trabalho muscular da perna”
Quantas calorias o simulador de escada queima?
Uma das maiores dúvidas das pessoas que praticam atividades físicas é quantas calorias cada exercício/aparelho queima. Mas, segundo Guilherme, as pessoas não devem se basear na quantidade de gasto calórico apenas durante o treino: “até porque o exercício promove um aumento do gasto calórico e uma aceleração do metabolismo não só durante a realização dele, mas no pós também”.
“Por ele envolver uma força muito grande de membros inferiores ele acaba sendo mais exigido ou mais forte ou mais intenso do que outros equipamentos cardios como bike e esteira. Mas tudo vai depender da intensidade que você quiser. Se uma pessoa fizer escada na velocidade dois, ela vai gastar menos calorias do que alguém que está treinando na bike em ritmo intenso”, explica
Qual é melhor: esteira ou simulador de escada?
Depende do seu objetivo. Portanto, se você quer perder gordura e não consegue ou não gosta de correr, a escada é uma excelente opção.
Por outro lado, se você não tem restrições, gosta de correr e consegue conduzir uma intensidade de treino, não há motivos para trocar um pelo outro. “A diversidade e a intensidade dos exercícios são as principais diferenças entre eles. Então tem como dizer o que é melhor. Mas, sim, qual intensidade você gostaria ou você tolera mais em um ou em outro”, ressalta o profissional de educação física.
Benefícios
- O simulador de escada pode trazer vários benefícios para a saúde. Confira abaixo:
- Melhora a capacidade cardiovascular;
- É dinâmico;
- Fortalece os músculos das pernas e glúteos;
- Aumenta a sensação de bem-estar;
- Queima calorias.
Fonte: Entrevistado: Guilherme Micheski – Gerente técnico do Grupo Smart Fit, profissional de educação física e pós-graduado em Medicina Esportiva – UNIFESP.