Sentar com as pernas cruzadas: Será que faz mal?

Movimento
03 de Junho, 2020
Sentar com as pernas cruzadas: Será que faz mal?

Seja no trabalho, na mesa de jantar ou em uma sala de espera, o costume de sentar com as pernas cruzadas é comum para muitos. Mas, por mais que seja confortável, a posição pode trazer problemas para a sua postura e joelhos. 

Sentar-se com as pernas cruzadas não causará uma emergência médica. Contudo, para não ter uma má postura e aumento da pressão arterial é importante evitar ficar sentado em qualquer posição – cruzando as pernas ou não – por longos períodos de tempo. Veja abaixo quais são as complicações que podem ocorrer por sentar com as pernas cruzadas.

Pressão alta

Quando você mede sua pressão arterial, o recomendado é que você coloque os dois pés no chão. Isso porque cruzar uma das pernas sobre a outra pode causar um aumento temporário da pressão arterial.

Leia também: Postura: Quais os mitos e verdades

Um estudo feito em 2010 mostrou um aumento significativo da pressão arterial quando os participantes cruzaram as pernas ao nível do joelho. Não houve aumento quando as pernas foram cruzadas no tornozelo.

Embora esse estudo apoie ​​a afirmação de que cruzar as pernas pode aumentar a pressão arterial, ele mostra apenas um aumento temporário. Assim, se você já tem pressão alta, tente evitar passar longos períodos de tempo com as pernas cruzadas apenas para garantir a segurança.

Circulação

Ao sentar, as pernas lutam contra a gravidade para manter o fluxo sanguíneo agindo normalmente. Dessa maneira, causa inflamação das veias (varizes), potencialmente colocando você em maior risco de um coágulo sanguíneo, aumentando a pressão arterial (hipertensão).

Portanto, para alcançar uma saúde ideal, os pesquisadores recomendam sentar com os joelhos e os tornozelos em ângulos de 90 graus e manter a pélvis equilibrada. Quebrar esse hábito de se sentar com as pernas cruzadas pode ser difícil para alguns, mas com o tempo você começará a notar uma melhora.

Postura

Passar longos períodos com a perna sobre o joelho pode fazer com que a pélvis gire e incline, o que pode causar dor na região lombar e levar a um desalinhamento da coluna.

Leia também: Como ter uma boa postura mesmo trabalhando em casa

Quando você tem uma postura inadequada, os músculos são forçados a compensar. Isso significa que eles trabalham mais do que precisam, o que pode levar à dor e rigidez.

Dor no pescoço

Ao cruzar as pernas, as articulações e os nervos das pernas e joelhos são pressionados. 

Leia também: Porque é importante ter uma boa postura

Pernas cruzadas deixam os quadris irregulares, o que força o osso pélvico a girar. O osso pélvico é a base de suporte da coluna vertebral. Se deixado instável, pode produzir pressão desnecessária no pescoço e nas costas. Então, quanto mais tempo você se sentar nessa posição irregular, mais pressão será colocada sobre o joelho e a coluna, aumentando as dores.

Leia também: O que acontece com o corpo quando você não se exercita

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Bem-estar Movimento

4 exercícios que queimam gordura mais rápido, segundo pesquisa

Natação e musculação são alguns dos 4 exercícios que vão te ajudar a perder peso mais rápido. Veja outras opções

polichinelo
Bem-estar Movimento

Polichinelo: Benefícios e como fazer o movimento

Saiba mais sobre os benefícios do polichinelo e como fazer em casa

Bem-estar Movimento

Quando (e como) voltar a treinar depois de contrair dengue?

Voltar a treinar depois de se recuperar de uma dengue pode ser desafiador e exige alguns cuidados. Confira