Saiba como cuidar da saúde bucal nas festas de final de ano

Saúde
23 de Dezembro, 2021
Saiba como cuidar da saúde bucal nas festas de final de ano

Manter uma rotina de cuidados com os dentes durante todo o ano é fundamental para evitar cáries, tártaros, dentre outros problemas. No entanto, no natal e ano novo as comilanças aumentam, principalmente de pratos doces. Por isso, confira agora dicas para cuidar da saúde bucal nas festas de fim de ano e garantir um sorriso bonito nas fotos em família.

Leia mais: Alimentos que protegem os dentes

Dicas para cuidar da saúde bucal nas festas

Não abuse dos doces

Panetone, chocotone e rabanada são algumas das delícias típicas das festas de fim de ano. Porém, o açúcar é um dos maiores vilões quando o assunto é saúde bucal. Isso porque bastam apenas quinze minutos após o consumo de alimentos ricos nesse carboidrato para que as bactérias causadoras da placa bacteriana, cárie e tártaro comecem a agir. Por isso, fazer a higiene bucal depois de comer é essencial.

Aparelho nos dentes = cuidado redobrado

Quem utiliza aparelho nos dentes deve evitar o consumo de alguns alimentos. Nozes, avelã e castanhas, por exemplo, são alguns que devem ser evitados. Se não conseguir resistir, mastigue-as com cuidado e prefira pedaços pequenos para não quebrar os bráquetes.

Não durma sem escovar os dentes

Durante a noite, a nossa boca fica mais seca, o que aumenta a chance das bactérias se proliferarem. Ou seja: as chances de cárie, problemas gengivais e mau hálito aumentam. Por isso, não esqueça de escovar os dentes após as comilanças, além de utilizar fio dental.

Uvas passas: aliadas da saúde bucal nas festas

Apesar de polêmicas, as uvas passas podem ser aliadas da saúde bucal. Pesquisas mostram que, além de saudáveis, as frutinhas protegem o dente do acúmulo de placa, além de atuar na prevenção de bactérias que provocam cárie e doenças periodontais. 

Invista no uso de enxaguante bucal

Nem todo mundo tem o costume de utilizar enxaguante bucal depois de escovar os dentes. Nesse período, contudo, é interessante que o hábito seja implementado, pois o produto auxilia a controlar a saúde bucal nas festas e reduz o acúmulo de açúcar. 

Hidrate-se para manter saúde bucal nas festas

Não é segredo para ninguém que consumir água faz bem para o corpo humano. No entanto, o que pouca gente sabe que o líquido é capaz de manter os níveis de minerais da boca corretos, estimulando a produção de saliva e a limpeza da boca. Quando se bebe pouca água, aumenta o acúmulo de restos de alimentos entre os dentes e, consequentemente, o mau hálito.

Leia mais: Refluxo e problemas dentais são as principais causas de mau hálito

Vinho na medida

O consumo de bebida alcólica também cresce nesta época do ano, causando desidratação, mau hálito, boca seca e desequilíbrio na flora bucal. O vinho, considerada uma bebida clássica durante as comemorações natalinas, deve ser consumido com parcimônia. Isso porque sua coloração pode manchar os dentes. Dessa forma, deve-se tomar cuidado com o consumo em excesso, inclusive para quem está realizando clareamento dental.

Consulte o dentista periodicamente

A visita ao dentista deve ocorrer a cada 6 meses, e não apenas no período de festas. Manter essa periodicidade ajudará a prevenir diversas doenças ou detectá-las em um estágio inicial.

Por fim, ninguém precisa adotar uma postura radical quanto à higiene da boca, tampouco levar um kit de escova, creme e fio dental para as festas. No entanto, o ideal é consumir bebidas alcóolicas com moderação e fazer a escovação logo após o retorno para casa. O que não pode acontecer é negligenciar a higiene bucal e deixar de fazer a escovação.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas