Saiba como cuidar da saúde bucal nas festas de final de ano
Manter uma rotina de cuidados com os dentes durante todo o ano é fundamental para evitar cáries, tártaros, dentre outros problemas. No entanto, no natal e ano novo as comilanças aumentam, principalmente de pratos doces. Por isso, confira agora dicas para cuidar da saúde bucal nas festas de fim de ano e garantir um sorriso bonito nas fotos em família.
Leia mais: Alimentos que protegem os dentes
Dicas para cuidar da saúde bucal nas festas
Não abuse dos doces
Panetone, chocotone e rabanada são algumas das delícias típicas das festas de fim de ano. Porém, o açúcar é um dos maiores vilões quando o assunto é saúde bucal. Isso porque bastam apenas quinze minutos após o consumo de alimentos ricos nesse carboidrato para que as bactérias causadoras da placa bacteriana, cárie e tártaro comecem a agir. Por isso, fazer a higiene bucal depois de comer é essencial.
Aparelho nos dentes = cuidado redobrado
Quem utiliza aparelho nos dentes deve evitar o consumo de alguns alimentos. Nozes, avelã e castanhas, por exemplo, são alguns que devem ser evitados. Se não conseguir resistir, mastigue-as com cuidado e prefira pedaços pequenos para não quebrar os bráquetes.
Não durma sem escovar os dentes
Durante a noite, a nossa boca fica mais seca, o que aumenta a chance das bactérias se proliferarem. Ou seja: as chances de cárie, problemas gengivais e mau hálito aumentam. Por isso, não esqueça de escovar os dentes após as comilanças, além de utilizar fio dental.
Uvas passas: aliadas da saúde bucal nas festas
Apesar de polêmicas, as uvas passas podem ser aliadas da saúde bucal. Pesquisas mostram que, além de saudáveis, as frutinhas protegem o dente do acúmulo de placa, além de atuar na prevenção de bactérias que provocam cárie e doenças periodontais.
Invista no uso de enxaguante bucal
Nem todo mundo tem o costume de utilizar enxaguante bucal depois de escovar os dentes. Nesse período, contudo, é interessante que o hábito seja implementado, pois o produto auxilia a controlar a saúde bucal nas festas e reduz o acúmulo de açúcar.
Hidrate-se para manter saúde bucal nas festas
Não é segredo para ninguém que consumir água faz bem para o corpo humano. No entanto, o que pouca gente sabe que o líquido é capaz de manter os níveis de minerais da boca corretos, estimulando a produção de saliva e a limpeza da boca. Quando se bebe pouca água, aumenta o acúmulo de restos de alimentos entre os dentes e, consequentemente, o mau hálito.
Leia mais: Refluxo e problemas dentais são as principais causas de mau hálito
Vinho na medida
O consumo de bebida alcólica também cresce nesta época do ano, causando desidratação, mau hálito, boca seca e desequilíbrio na flora bucal. O vinho, considerada uma bebida clássica durante as comemorações natalinas, deve ser consumido com parcimônia. Isso porque sua coloração pode manchar os dentes. Dessa forma, deve-se tomar cuidado com o consumo em excesso, inclusive para quem está realizando clareamento dental.
Consulte o dentista periodicamente
A visita ao dentista deve ocorrer a cada 6 meses, e não apenas no período de festas. Manter essa periodicidade ajudará a prevenir diversas doenças ou detectá-las em um estágio inicial.
Por fim, ninguém precisa adotar uma postura radical quanto à higiene da boca, tampouco levar um kit de escova, creme e fio dental para as festas. No entanto, o ideal é consumir bebidas alcóolicas com moderação e fazer a escovação logo após o retorno para casa. O que não pode acontecer é negligenciar a higiene bucal e deixar de fazer a escovação.