Como fazer da salada uma refeição completa
Saladas são quase sempre um complemento ou entrada na hora da refeição. Porém, quando montada de forma completa e nutritiva, a salada pode ser uma refeição completa.
Fontes de minerais, vitaminas e fibras, as saladas são queridinhas da alimentação saudável. Elas contribuem para o bom funcionamento do organismo, ajudam na digestão, geram maior saciedade e colaboram na manutenção do peso, porque são pobres em calorias. Além disso, quando bem preparada e servida de ingredientes nutritivos, o prato pode ser uma excelente forma de se manter na dieta.
Afinal, muitas pessoas não consomem vegetais ou frutas como deveriam. Porém, ao adicionar esses ingredientes na salada, o consumo desses alimentos se torna mais prazeroso.
Como fazer da salada uma refeição completa
Aposte nas folhas como base da salada
As saladas também são versáteis e há uma infinidade de opções para variar o cardápio. Os ingredientes mais indicados variam de acordo com o gosto pessoal. Mas, de modo geral, a nutróloga recomenda sempre um mix de folhas (alface crespa ou lisa, rúcula, agrião, espinafre, acelga). Além das folhas, quinoa, grão-de-bico, bem como outras leguminosas são boas opções para incrementar a base da salada.
Adicione os vegetais e legumes crus
Em seguida, é hora de adicionar os seus vegetais e legumes favoritos. Eles são verdadeiros superalimentos, muito ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, em especial os flavonóides. Os vegetais crucíferos, como o brócolis, são recomendados, pois além de saborosos, são muito nutritivos.
Leia também: Alimentos com (quase) zero calorias
Adicione frutas para incrementar
Não é todo mundo que gosta da ideia de adicionar frutas na comida, mas na salada é uma ótima ideia. Em especial, as frutas mais ricas em água são excelentes como parte da salada, mas até mesmo frutas mais densas caem bem como parte da refeição. Além de tornarem a salada ainda mais nutritiva e completa, as frutas adicionam um sabor especial à refeição.
Não esqueça da proteína
Não só, uma refeição não pode deixar de contar com uma fonte de proteína, seja vegetal ou animal. Em resumo, além de ser um dos três macronutrientes mais importantes para a saúde, a proteína promove e prolonga a sensação de saciedade.
- Ovo
- Carnes brancas – frango e peixe
- Frutos do mar
- Tofu
- Lentilha
- Edamame
- Queijos brancos
- Carne vermelha
Leia também: Maneiras de consumir proteína sem precisar comer carne
Gordura boa para completar
Assim como o carboidrato e a proteína, a gordura é um dos três macronutrientes mais importantes. Portanto, adicionar uma fonte de gordura boa na salada é uma forma de incrementar o prato. Entre os benefícios que a gordura pode trazer para o organismo, o que mais chama a atenção é a forma como ela ajuda na saúde do coração. Em especial, consumir boas fontes de gordura ajudará a controlar melhor o colesterol.
Abuse dos temperos
Por fim, não se esqueça de temperar a salada com diferentes condimentos naturais. Cúrcuma, limão, pimenta-do-reino, alecrim e manjericão. Assim, alguns temperos, além de deixar a comida saborosa, são verdadeiros aliados na digestão e ajudam a evitar a sensação de inchaço, como gengibre, canela e hortelã.
O molho de iogurte também é bastante indicado por ser leve e pouco calórico. Utilize duas colheres de sopa de iogurte natural, uma colher de azeite, duas colheres de sopa de suco de limão (ou vinagre), duas colheres de sopa de água. Misture até obter um líquido homogêneo.
Leia mais: Temperos e ervas naturais que podem substituir o sal na cozinha