Saco de dormir para bebê: veja como escolher um modelo seguro
O saco de dormir para bebê está cada vez mais presente nos enxovais. Basta fazer uma rápida pesquisa para encontrar uma infinidade de modelos para recém-nascidos e até para bebês de 1 ano. Apesar da variedade, a segurança é um requisito que tem deixado a desejar em algumas marcas.
Veja também: Amamentação em tandem: o que é? É segura para o bebê?
O que é um saco de dormir para bebê?
O acessório ganhou fama recentemente, pois possui muitos benefícios. Por exemplo, minimiza os chutes dados pelo bebê, facilita a transferência para o carrinho, cadeirinha e berço, além de controlar movimentos involuntários feitos pela criança durante o sono. Basicamente, o saco de dormir para bebês é parecido com a versão adulta. Alguns são mais estreitos e outros possuem o formato de cobertor.
A princípio, a maioria das peças contêm zíper para regular a altura do fechamento do saco, de forma que a cabeça do bebê fique exposta e evite possíveis sufocamentos. Em outras palavras, o saco de dormir funciona como um cobertor/pijama e é diferente do swaddle, um cobertor destinado a envolver o bebê para que ele não se mova, ajudando-o a se sentir seguro e embalado.
No Brasil, é possível encontrar modelos feitos com tecidos de rayon de bambu (macio e quentinho); micro-velo (macio e absorve umidade); malha de algodão (respirável e quentinho); 100% algodão (macio e fresco); 100% poliéster (macio e quentinho); algodão 100% orgânico (para peles sensíveis) e 100% lã polar (macio, respirável e quente).
Como escolher a peça mais segura para seu bebê
De acordo com Lory Buffara, CEO e consultora de enxoval da Mommys Concierge e Paulo Telles, pediatra e neonatologista pela Sociedade Brasileira de Pediatria, alguns cuidados são essenciais para a escolha do saco de dormir para bebês. Veja as dicas dos especialistas:
- Escolha golas que não sejam muito largas, evitando que o bebê escorregue para dentro do saco de dormir e se sufoque.
- Embora a função do saco de dormir para bebê também seja de aquecer o corpo, é importante que o tecido não esquente demais.
- Fique de olho na segurança de zíperes e botões, que precisam ser firmes o suficiente para que o bebê não escape do saco de dormir.
- Etiquetas, fios soltos, cordões e quaisquer acabamentos também são um potencial risco, pois podem enganchar nas mãos, pés e em volta do pescoço do bebê.
- Além disso, pesquise a procedência da marca e se há instruções de uso e segurança que acompanham o produto.
- Outra dica do profissional é não usar essa peça se a criança puder sair do berço e não combiná-la com outras roupas de cama.
- O tamanho do saco é fundamental para a segurança do bebê. Assim, ele não pode ser grande nem pequeno demais, pois a finalidade da peça é proteger com conforto.
- Por fim, acompanhe o uso para checar a adaptação do bebê ao acessório. Assim, sobretudo na hora do bebê dormir, é importante avaliar se existe algum possível risco para a criança.
Fontes: Lory Buffara, CEO e consultora de enxoval da Mommys Concierge; e Paulo Telles, pediatra e neonatologista pela Sociedade Brasileira de Pediatria.