Como evitar se sabotar pelo julgamento alheio

Equilíbrio
19 de Maio, 2020
Como evitar se sabotar pelo julgamento alheio

Tudo vai incomodar se você não estiver bem resolvido consigo mesmo, esse é o principal motivo para que os julgamentos nos afetem negativamente. Assim, quem constrói uma imagem voltada para a aceitação do outro tem a tendência de se sabotar. Por desenvolver um autoconceito frágil e inseguro, buscando na opinião do outro um conceito que possam defini-las.

Por outro lado, uma pessoa com autoestima elevada não vai se abalar por julgamentos sem fundamentos. Portanto, conhecer a si mesmo é fundamental, é o primeiro passo para gerenciar comentários, pré-conceitos e julgamentos na maioria das vezes críticos demais. 

Diga “não” aos sabotadores da dieta

Os sabotadores de dietas, na maioria das vezes, agem de forma automática querendo agradar. Mas, justamente, por serem insistentes e invasivos acabam se tornando inconvenientes. 

Assim, diante de uma situação como essa, diga não sem muitas explicações. Por exemplo: “Quer uma bala?”. Não, obrigada. “Quer um pedaço de bolo?”. Não, obrigada. 

A comunicação assertiva é transparente, honesta, objetiva. Ela prepara o ser humano para enfrentar situações difíceis e estressantes, fazer escolhas, perseverar e se valorizar. 

Leia também: Como criar bons hábitos e atingir objetivos

Mas, quanto mais assertivo você for, melhor poderá lidar com os confrontos. Além disso, terá menos estresse, mais confiança, saberá agir com mais tato e lidar com as tentativas de manipulação. 

Contudo, ser assertivo não é ignorar as necessidades e sentimentos dos outros. É não desconsiderar as próprias necessidades e sentimentos para não se sabotar. 

Dicas para o julgamento alheio não te sabotar

Tenha autoconhecimento

Conhecer-se é o primeiro passo para tomar consciência das atitudes destrutivas que precisamos mudar.

O autoconhecimento pode mostrar imperfeições que você não reconheceria sem este processo. Contudo, proporcionará melhores condições de estabelecer uma autoestima saudável.

Evite comparações

Seja você, autêntico, assuma-se tal como é. Respeitando-se e importando-se consigo mesmo. Comparar seu potencial consigo mesmo certamente é muito mais positivo e produtivo do que a comparação com o outro.

Leia também: Como sair da zona de conforto – e porque é tão difícil

Não leve para o lado pessoal

Geralmente, as pessoas que são críticas demais são assim com todos os outros com quem ela se relaciona. Por isso, não há motivos para levar essas críticas para o lado pessoal. Se essa pessoa parece estar sempre te desencorajando e criticando, esteja certo de que ela também faz o mesmo com os outros.

Identifique porque certos comentários incomodam

Quando algo te magoar, vá até a raiz do problema. Se alguém criticou seu visual e você se ofendeu, será que foi realmente por causa do que a pessoa disse ou sua opinião própria sobre seu visual anda meio abalada? 

Com isso, reflita e identifique quais são seus pontos fortes e também os que considera negativos. Invista na recuperação da imagem que você tem de si. Desta forma, será mais fácil não ser atingido por esses comentários e críticas.

Não peça opiniões se não estiver pronto para ouvir

Se pedir opinião a pessoas críticas demais, terá que ser forte para encarar a resposta. Porque um comentário negativo a respeito de algo que já está incerto pode causar um resultado desastroso.

Leia também: Como falar o que sente e o que pensa

Leia também:

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas

misofonia
Bem-estar Equilíbrio

Misofonia: O que é a síndrome que viralizou no TikTok?

A misofonia é uma condição que provoca uma reação negativa aos sons. Saiba mais

Bem-estar Equilíbrio Saúde

Taxas de suicídio e de autolesão de crianças e jovens aumentam no Brasil

País registrou o aumento de 3,7% nas taxas de suicídio e de 21% nos casos de automutilação entre os anos de 2011 e 2022