Transforme a rotina de beleza em uma sessão de meditação

Beleza Equilíbrio
08 de Abril, 2020
Transforme a rotina de beleza em uma sessão de meditação

Durante a quarentena por conta do COVID-19, os dias estão sendo mais agitados que o normal, por isso é necessário meditar para promover relaxamento. No entanto, se comprometer com a meditação pode ser difícil para alguns. O tempo é precioso para todos nós, mas você pode usar o horário em que faz sua rotina de beleza para meditar. 

Meditação é um conjunto de técnicas de concentração com o objetivo de alcançar a plenitude mental e emocional. Existem várias formas de exercer essa prática. Porém, todas têm o objetivo de conduzir a um mergulho dentro de si próprio para o autoconhecimento.

Leia mais em: Meditação: Tudo o que você precisa saber sobre a prática

Dessa forma, a inalação de um aroma refrescante combinado com a respiração profunda, enquanto você lava o rosto e se maquia pode facilmente trazer um momento zen. Assim, você ficará mais calmo para lidar com as situações estressantes que acontecem com o cenário atual.

Além disso, outra razão para adicionar meditação à rotina de beleza é que você terá uma pele mais jovem e saudável. O foco é diminuir a velocidade da respiração para que ela sincronize com a frequência cardíaca, mantendo a pressão arterial e os níveis de cortisol sob controle.

Leia também: 4 dicas de meditação para quem não consegue focar

Dito isso, inspire pelo nariz e encha os pulmões (como se fosse um balão), depois expire pela boca. Concentre-se na continuidade e no som da respiração, isso diz ao seu sistema nervoso parassimpático que você está calmo e no controle.

Sem tempo para meditar? Encaixe a prática na sua rotina de beleza

  • Comece com a respiração: A maneira de respirar é um dos pontos mais importantes para a meditação. Siga um padrão respiratório de 4-7-8: inspire até 4, segure até 7 e depois expire lentamente até 8.
  • Tenha um tempo limite: Às vezes você só precisa de um minuto. Faça uma pausa e respire fundo 10 vezes. Isso pode ajudar a mudar sua perspectiva, a energia em uma conversa ou sua experiência no momento.
  • Faça uma varredura corporal antes de dormir: Essa técnica envolve chamar a atenção para diferentes partes do corpo, da cabeça aos pés. Poderá ajudá-lo a dormir, portanto, faça antes de ir para a cama.
  • Observe o momento: É essencial prestar atenção em cada momento. Sempre que estiver se maquiando ou hidratando a pele, conscientize o que está fazendo e esteja presente na experiência.
  • Já ouviu falar no rolo de jade? Você já deve ter visto em lojas de produtos de beleza ou nas redes sociais um rolinho feito da pedra jade que age como massageador facial. Nos últimos anos, eles se transformaram de um dispositivo de cuidados com a pele um tanto misterioso para um item obrigatório para os viciados em beleza e massagem. Faz sentido: seguindo a tendência de cura com cristais e pedras, esses rolinhos prometem resolver uma série de problemas de pele comuns, incluindo rugas e inchaço.

Leia também: Rolo de jade: Tudo sobre o acessório de massagem facial

Benefícios da meditação

Conheça alguns dos benefícios gerais que a prática proporciona à saúde:

  • Diminui o estresse;
  • Melhora a função imunológica;
  • Aumento da capacidade de memorização e concentração;
  • Equilíbrio do campo emocional;
  • Reduz a dor crônica;
  • Pode reduzir sintomas de ansiedade e depressão;

Leia também: Problemas de pele comuns na quarentena – e como resolver

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas

misofonia
Bem-estar Equilíbrio

Misofonia: O que é a síndrome que viralizou no TikTok?

A misofonia é uma condição que provoca uma reação negativa aos sons. Saiba mais

Bem-estar Equilíbrio Saúde

Taxas de suicídio e de autolesão de crianças e jovens aumentam no Brasil

País registrou o aumento de 3,7% nas taxas de suicídio e de 21% nos casos de automutilação entre os anos de 2011 e 2022