Como criar uma rotina de autocuidado que realmente funciona

Beleza Equilíbrio
18 de Fevereiro, 2020
Como criar uma rotina de autocuidado que realmente funciona

Cuidar da gente mesmo pode parecer um desafio em meio à rotina do dia a dia. Acordar cedo, trabalhar, estudar, cuidar da casa e da família tomam grande parte do tempo. O que faz com que muitos se esqueçam de uma tarefa de extrema importância: o autocuidado

Entretanto, autocuidado na rotina não é apenas mais um termo que está na moda. Reservar um tempo para cuidar de você mesmo pode fazer a diferença para a integridade da saúde física, emocional e mental. 

Veja dicas de como reservar tempo sem transformar isso em mais uma tarefa pesada: 

Faça atividades que tragam prazer

Encontre atividades que proporcionem bem-estar. Portanto, se você está em uma fase sedentária, vá frequentar aulas estimulantes. Pode ser dança, yoga, spinning ou algum tipo de luta. O exercício físico tem o poder de mexer com a química do nosso corpo, pois estimula a produção de diversas substâncias que causam alegria e disposição, como endorfina, serotonina e adrenalina, além de ajudar a regular o sono e outras funções do organismo. 

Medite

A meditação tem o poder de modular a atividade cerebral e alterar padrões. Logo, ao fazer uma meditação diária, de cinco a 20 minutos por dia, em oito semanas é possível notar melhora da concentração, atenção plena e mais autoconhecimento para reconhecer comportamentos e emoções.

Cultive sua autoestima

Exercite sua mente a enxergar suas qualidades que fazem de você um ser humano único. Anotar tudo em um papel ou fazer um diário sobre como se sente são estratégias de visualização que ajudam a identificar a origem de suas inseguranças e desequilíbrios.

Crie rituais e compromissos com você

Estabeleça um compromisso em ter pequenos momentos de prazer e satisfação no dia. Isso precisa ser honrado. Por exemplo: quinta-feira é dia de esticar o almoço e fazer uma caminhada pelas ruas perto do seu trabalho. Ou, ainda, trace uma meta de ir à academia três vezes por semana. Comer um docinho fora de hora, levantar da mesa e fazer alguns alongamentos também podem fazer parte dessa listinha de autocuidado. Assim, tudo é válido para se sentir bem – inclusive ligar para alguém querido com quem você não conversa há um tempão.

Experimente algo que nunca fez antes

Quando foi a última vez que você fez algo novo? Essa é uma forma de autocuidado que traz mais emoção e sentido para a vida. Com isso, prender algo diferente, como um idioma, um instrumento musical ou qualquer outra atividade fora de seu “trajeto autorizado” pode ser divertido e terapêutico.

Atente-se ao seu corpo

Vá a um massagista, faça um tratamento facial, experimente novos cortes de cabelo. É preciso permitir-se um tempo para relaxar e deixar que alguém cuide de você.

Caia na gargalhada

Rir fortalece o sistema imunológico, combate o estresse e elimina até mesmo rugas. Dessa forma, para estimular o riso fácil, assista a uma comédia, leia algo que lhe faça gargalhar e se divirta.

Reprograme sua rotina

Não adianta acordar cedo e se sentir cansado porque dormiu pouco. Volte uma casa e reprograme sua rotina. Tentar dormir mais cedo e desacelerar nas últimas horas da noite é uma estratégia. Por isso, experimente se desconectar das redes sociais depois do horário de trabalho e foque em atividades mais tranquilas e prazerosas, como tomar um banho mais demorado, cozinhar, brincar com os filhos e assistir a um episódio da sua série favorita. 

Respire

O mestre de yoga e do autoconhecimento Paramahansa Yogananda ensina em suas publicações que a melhor forma de olhar para dentro é respirar. Mas, é normal se esquecer da respiração, principalmente em momentos de ansiedade e estresse. Prestar atenção ao modo como o ar entra e sai pelas narinas, à duração da respiração e em outras sensações físicas – postura, se há algum ponto de tensão no corpo – são pequenos, porém, significativos gestos de autocuidado que não custam nada. 

Leia também: Saúde mental e saúde emocional: As diferenças e semelhanças entre elas

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas

misofonia
Bem-estar Equilíbrio

Misofonia: O que é a síndrome que viralizou no TikTok?

A misofonia é uma condição que provoca uma reação negativa aos sons. Saiba mais

Bem-estar Equilíbrio Saúde

Taxas de suicídio e de autolesão de crianças e jovens aumentam no Brasil

País registrou o aumento de 3,7% nas taxas de suicídio e de 21% nos casos de automutilação entre os anos de 2011 e 2022