Rosca direta com halteres: O que é e como fazer o exercício
Rosca direta com halteres é muito comum para quem deseja fortalecer os músculos dos braços. Isso porque este exercício possui grandes variedades e trabalha os flexores do cotovelo, incluindo o bíceps braquial, braquial e braquiorradial.
Dessa maneira, exercícios como a rosca direta são essenciais, pois os músculos do bíceps ajudam a fortalecer a musculatura das costas. Assim, torna- se mais fácil colocar cargas mais pesadas no treino.
Além de focar na musculatura do braço e do antebraço, rosca direta trabalha a região do tronco. O exercício também ajuda a manter a postura correta.
Leia também: Pull-up: Entenda o que é e como treinar na barra fixa
Como fazer a rosca direta com halteres
Antes de iniciar o exercício, lembre-se de estar sempre com um educador físico por perto para te ajudar.
- Fique em pé com os pés afastados na largura do quadril e os joelhos levemente flexionados, dando estabilidade e equilíbrio para o corpo.
- Logo após, segure os halteres (ou barra) com os braços estendidos ao lado do tronco e a palma das mãos voltadas para a frente.
- Em seguida, flexione os braços e leve os pesos até aproximadamente a altura dos ombros.
- Faça um movimento concentrado e mantenha os cotovelos próximos ao tronco.
- Desça devagar até quase estender os braços.
Dicas para evitar erros comuns
Em primeiro lugar, para realizar o exercício da rosca direta é muito importante ficar atento à postura para não sobrecarregar a coluna.
Você deve manter a coluna e quadril estáveis, pois balançá-los pode significar que a carga está muito alta. Outro fator que pode atrapalhar o exercício é não estabilizar o corpo, esquecendo de contrair o glúteo e os músculos do abdômen.
Ainda, tente não flexionar o punho ao levantar o peso. A articulação desta área não suporta cargas pesadas e isso pode trazer sérias consequências.
Leia também: Dor muscular de início tardio: Saiba como tratar