Reumatologista: O que ele trata? Quando marcar uma consulta?

Saúde
12 de Novembro, 2021
Reumatologista: O que ele trata? Quando marcar uma consulta?

O pediatra cuida de crianças, o ginecologista é focado na saúde da mulher e o obstetra é quem atende as gestantes. Mas você sabia que existem dezenas de outras especialidades médicas além dessas? No total, são 55 reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). E, dentre elas, está o reumatologista. Comumente associado à dor, esse profissional de fato pode contribuir com essa queixa, mas tem muito mais. A seguir, saiba o que ele trata e quando é hora de procurar atendimento.

O que o reumatologista trata?

O reumatologista é o médico especialista em doenças inflamatórias articulares e autoimunes. Entre os quadros mais comuns nessas categorias estão as artrites, o lúpus, a espondilite anquilosante, a osteoporose, as tendinites e a fibromialgia.

Popularmente chamadas de reumatismo, são doenças que afetam as articulações, músculos, ligamentos, tendões e também o esqueleto. É importante destacar que embora sejam mais associadas a pessoas idosas, podem acometer também os jovens, inclusive as crianças.

Quando devo procurá-lo?

Um dos sintomas mais comuns das doenças tratadas pelo reumatologista são as dores. Portanto, se você vem sentindo dor nas articulações acompanhada de inchaço e rigidez, dificultando os movimentos, vale marcar uma consulta com esse especialista. 

Outra dica para saber se você está sofrendo com dores reumáticas é observar quando elas aparecem. Se forem persistentes e se manifestarem especialmente em momentos de repouso (como aquela dor na coluna que nos desperta na madrugada), procure um reumatologista. Muita gente convive com esses incômodos e acha que é assim mesmo, mas o especialista saberá o melhor tratamento para aliviá-los.

Saiba escolher seu reumatologista

Muitas vezes o paciente chega ao reumatologista por encaminhamento de algum outro médico. Mas, esse processo é comum. Pois, as doenças tratadas na reumatologia geralmente acompanham outros sintomas. 

Mas também é possível ir direto a esse profissional. A orientação nesse caso é pesquisar por um médico no site da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Todos os nomes listados lá, além do registro profissional como médico (CRM), possuem RQE (registro de qualificação de especialista) junto à entidade. 

Contudo, se receber indicação de algum conhecido ou encontrar um reumatologista pelas redes sociais, certifique-se sempre de que ele tenha o RQE. Mas, uma pesquisa na internet, no próprio portal da SBR, é suficiente para averiguar.

Fonte: Tatiana Karenini Müller é reumatologista (CREMERS 21438 | RQE 12862). Preceptora responsável pelo Ambulatório de Artrite Psoriásica do Hospital São Lucas – PUCRS e membro do GRAPPA (Group for Research and Assessment of Psoriasis and  Psoriatic Arthritis), também atende no Ambulatório de Artrite Psoriásica do Hospital Moinhos de Vento (RS).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas