Resistência à mudança: Dicas de como superá-la
Todos nós passamos por mudanças ao longo da vida, seja de casa, emprego ou cidade, por exemplo. Isso exige esforço e força de vontade, afinal, sair da zona de conforto não é nada fácil. Por isso, existem muitas pessoas com resistência à mudança.
A maioria das pessoas se sente desconfortável ao perceber que a rotina será alterada. Há um medo do desconhecido, a insegurança e o medo de perder certos recursos. Quando alguém muda de emprego, por exemplo, é necessário aprender novas funções. Consequentemente, isso pode gerar uma certa ansiedade e o receio do que pode acontecer no futuro.
Segundo pesquisas, o medo da mudança está relacionado às crenças dos indivíduos. Dessa maneira, conforme mudamos nossos pensamentos, podemos superar esse medo.
Leia também: Como cuidar melhor da saúde emocional
Dicas de como superar a resistência à mudanças
Estabeleça objetivos específicos
As mudanças precisam ser um processo com início, meio e fim. Portanto, definir um objetivo para vencer a sua resistência a essa mudança é essencial.
Após definir um objetivo, o ideal é dividi-lo em micro-objetivos. Assim, a ideia é que você não acumule muitas tarefas para alcançar o objetivo final.
Enxergue o lado positivo
As mudanças são sempre bem-vindas, para não vivermos no comodismo, é necessário mudar. Por isso, qualquer mudança que seja, você deve enxergar o lado positivo.
Por exemplo, com novas oportunidades de emprego, você pode ter mais a ganhar e menos a perder. Contudo, é capaz de não perceber isso por conta da resistência.
Esteja sempre disposto a aprender
Por mais que seja difícil, mudanças sempre trazem novas oportunidades de aprender e desenvolver suas habilidades. Tenha isso em mente para afastar qualquer pensamento negativo sobre a mudança.