Requeijão e maionese podem ficar na porta da geladeira?
A porta da geladeira é um guarda-tudo, certo? Na correria na hora de preparar uma refeição, muitas coisas que não devem acabam ficando na área por ser mais prático do que realmente guardar. Entretanto, alguns molhos e lacticínios podem ser comprometidos se guardados no lugar errado. Por isso, é importante saber como armazenar requeijão e maionese.
Seja para passar na torrada, no pão ou incrementar alguma receita, no Brasil, o consumo desses dois produtos é muito alto. A porta da geladeira é uma área que não fica muito fria, ideal para bebidas e alimentos com consumo em um curto período de tempo (de preferência, em um dia).
Leia também: Pesar a comida é mesmo necessário? Especialistas dão suas opiniões
Como essa região é aberta com muita frequência, fica exposta às mudanças térmicas que afetam os alimentos ali presentes. Dessa forma, derivados de leite, molhos ou qualquer outro alimento usado no dia a dia e dure bastante não devem ficar na porta. Então, o indicado é guardar esses alimentos na prateleira da geladeira mais próxima ao freezer.
Como armazenar requeijão e maionese: quais são os perigos?
Essas alterações de temperatura nos alimentos afetam não só os produtos, mas também a saúde de quem consome. Isso pode estragar os produtos, especialmente o requeijão e a maionese, que no calor acabam sendo bem mais perecíveis. Quando o alimento é posto em temperaturas mais frias, ele tem melhor conservação.
Toda essa mudança de temperatura acaba tornando o requeijão e a maionese lugares propícios para o crescimento de fungos e bactérias, causando intoxicação alimentar, diarreia, vômitos, cefaleia e até mesmo distensão abdominal. Assim, se a situação for muito grave, é preciso procurar um médico.
O que pode ficar na porta da geladeira?
Por fim, preferencialmente, deixe tudo o que vai ser consumido rapidamente. Por exemplo:
- Latas industrializadas;
- Refrigerantes;
- Chá;
- Potes de mostarda e katchup.