É possível remover o preenchimento labial? Especialista responde
Recentemente, a influencer digital e atriz Flávia Pavanelli apareceu com uma aparência diferente nas redes sociais. Isso porque ela fez um procedimento estético para remover o seu preenchimento labial. Os fãs logo notaram a diferença e publicaram fotos comparando o antes e o depois.
“Tirei porque deram umas bolinhas no meu lábio, na parte de dentro da boca, nada grave, mas acho que eu fico esteticamente melhor sem elas. Eu não sei explicar exatamente, mas é um processo que ‘derrete’ o ácido hialurônico”, disse.
Leia também: Ácido hialurônico: O que é e alimentos que estimulam a produção
Afinal, é possível remover o preenchimento labial?
De acordo com a médica dermatologista Luciana de Abreu, da clínica Dr André Braz, é possível remover o preenchimento labial apenas se for feito com ácido hialurônico. Assim, o procedimento é realizado com a aplicação de uma enzima denominada hialuronidase. “Ela funciona como um antídoto, que dissolve o gel de ácido hialurônico na pele, removendo totalmente o preenchimento”, explica.
O efeito pode ser percebido imediatamente, mas o resultado final só aparece depois de alguns dias. “Há a chance de sobrar algo. Por isso, após a utilização da enzima, precisamos revisar semanalmente como ficou. Se for necessário, aplicamos novamente a substância até a total dissolução do produto — ou até atingirmos os resultados estéticos desejados.”
O preenchimento labial é indicado para redefinir o contorno da boca, aumentar o volume da região e combater rugas e linhas de expressão. Ele dura de 9 a 18 meses. “É considerado seguro justamente porque não é definitivo. Além disso, pode ser retirado caso haja intercorrências, como oclusão intravascular acidental ou resultado indesejado”, finaliza a médica.
Leia também: Ansiedade e beleza: Consequências na pele, cabelo e unhas
Fonte: Luciana de Abreu, médica dermatologista da clínica Dr André Braz, no Rio de Janeiro.