Dieta para refluxo: Conheça os melhores alimentos
O refluxo gastroesofágico é, resumidamente, a sensação constante de azia e regurgitação (ânsia) que algumas pessoas sentem. Acontece quando os ácidos do estômago voltam pelo esôfago. Mas, a boa notícia é que existe uma dieta para refluxo que pode reverter a condição.
Assim, esclarecendo, o refluxo pode ser explicado por alguns fatores, como maus hábitos alimentares. Além disso, outros sintomas comumente associados à condição são: sensação de queimação, inchaço, bem como dores abdominais, vômito e mais.
Entretanto, há alguns alimentos que podem controlar os sintomas. Ou seja, a dieta para refluxo é uma excelente aliada contra a doença.
Leia também: Dormir depois de comer faz mal?
Dieta para refluxo: Os melhores alimentos
Frutas
As frutas são algumas das melhores fontes de fibras. Portanto, as fibras ajudam na digestão, que é prejudicada devido ao refluxo e, ainda, podem amenizar sintomas como a ânsia de vômito.
Assim, algumas das melhores frutas para quem tem refluxo são as menos ácidas, como:
Leguminosas devem fazer parte da dieta para refluxo
Basicamente, as leguminosas são alimentos altamente nutritivos e, mais, são pouco calóricas. Sendo assim, sua grande quantidade de fibras e vitaminas é benéfica para o estômago e ameniza os efeitos do problema no corpo. Com isso, algumas boas opções de leguminosas são:
Folhas verdes
Altamente nutritivas, as folhas verdes são pouco calóricas e uma excelente adição à dieta. Dessa forma, elas são indicadas para quem sofre com o refluxo.
Sendo assim, as melhores folhas verdes são:
Oleaginosas
Essencialmente, as oleaginosas são o grupo de alimentos formado por sementes e grãos ricos em óleos benéficos para a saúde, como o ômega-3, uma gordura boa. Assim, alguns alimentos que enquadram-se nessa categoria – e ótimos para quem tem refluxo, são: