Quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre?
Pessoas que convivem com a hipertensão (a famosa “pressão alta”) precisam ter um cuidado redobrado com a alimentação. Isso porque alguns ingredientes, apesar de parecerem inofensivos, são capazes de piorar a condição se ingeridos em grandes quantidades. Por isso, uma dúvida muito comum é: quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre? Confira a resposta:
O que é pressão alta?
Atualmente, a pressão arterial é “normal” quando está em até 130/85 mmHg. Acima de 140/90 mmHg, a pessoa já é considerada hipertensa. O primeiro número diz respeito à força que o coração faz para expulsar o sangue de dentro dele e levá-lo a todo o restante do corpo. O segundo, por outro lado, é a pressão do coração quando ele está “relaxado”. Se os dois números estão muito altos, o órgão fica sobrecarregado.
A enfermidade é multifatorial. Ou seja, em 95% dos casos, é impossível apontar uma única causa para o problema. Isso porque a hipertensão está muito relacionada aos hábitos de vida (sedentarismo e alimentação ruim), à hereditariedade e ao sobrepeso. Somente em 5% dos casos, existe alguma outra doença que causa o problema.
Costumes alimentares ruins são capazes de desencadear e agravar a “pressão alta”. Uma dieta rica em sódio, alimentos industrializados e carnes embutidas, por exemplo, é considerada maléfica para o hipertenso. Da mesma forma, até itens considerados saudáveis para a população geral devem ser consumidos com moderação (e com acompanhamento nutricional): é o caso de temperos termogênicos, condimentos e cafeína.
Leia também: Beber água muito gelada pode fazer mal à saúde?
É por isso que muita gente fica em dúvida sobre o chá de gengibre. A seguir, especialista esclarece:
Quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre?
Boa notícia: a ciência indica que sim. Em artigo publicado em maio de 2016 no Nutrition Journal, pesquisadores chineses avaliaram os efeitos do alimento sobre os riscos de hipertensão e doenças coronarianas. Para isso, foram utilizados 4628 participantes com idades entre 18 e 27 anos. Como resultado, os cientistas concluíram que o gengibre possui propriedades com potencial preventivo contra doenças cardíacas crônicas, diminuindo o risco de hipertensão.
“Por ter compostos fenólicos na sua composição (com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias), o alimento facilita a dilatação e o relaxamento dos vasos sanguíneos, o que também é útil para prevenir trombose, AVC e outros problemas cardiovasculares (aterosclerose e infarto, por exemplo)”, diz a nutricionista Juliana Vieira.
Contudo, isso não quer dizer que está liberado beber litros e litros de chá de gengibre por dia sem consultar o seu médico antes, viu? E muito menos trocar o remédio tradicional pela bebida. Isso porque cada caso é um caso, e na dúvida, procure o seu especialista.
Fonte: Juliana Vieira, nutricionista.