Queilite: O que é, sintomas, tratamentos e causas

Saúde
05 de Abril, 2022
Queilite: O que é, sintomas, tratamentos e causas

A queilite é uma inflamação nos lábios que causa alteração estética e funcional nessa região, bem como dor no local. Além desses sintomas, é comum inchaço e ressecamento nos lábios, vermelhidão na boca, entre outros. Veja agora quais são os tipos, causas, tratamentos e mais detalhes sobre a doença. 

Leia mais em: tempo seco: Dicas para evitar lesões nos lábios e na pele

Tipos de queilite 

De acordo com a Dra. Carolina Pellegrini, dermatologista do Hospital Santa Catarina, existem vários tipos de queilite. Veja abaixo quais são os mais comuns:

  • Queilite angular: também chamada de “boqueira”, é o tipo mais comum. Desse modo, afeta os cantinhos da boca, causando ressecamento e descamação no local; 
  • Queilite actínica: requer mais atenção, uma vez que suas lesões podem evoluir para um câncer de boca. É comum em homens acima dos 40 anos e causada, em grande parte dos casos, por exposição excessiva ao sol, sem a devida proteção; 
  • Queilite de contato: surgem pelo contato com substâncias químicas que causam irritação e podem machucar os lábios. Por exemplo: batons, pastas de dente e certos enxaguantes bucais com componentes irritantes em sua fórmula, como o álcool; 
  • Queilite esfoliativa: é relativamente comum e afeta mais pacientes jovens e crianças do sexo feminino. Ela é caracterizada por uma descamação contínua da pele dos lábios. 

Leia mais em: Afinal, o que a aparência dos lábios pode mostrar sobre sua saúde?

Causas mais comuns 

Existem diversos motivos pelos quais ocorre a queilite. É possível destacar, por exemplo, o desgaste excessivo dos dentes ou próteses dentárias que não fazem a separação correta das mandíbulas, gerando dobras cutâneas nos cantos da boca nas quais há concentração de saliva. 

A Candida spp (ou algumas vezes Staphylococcus aureus) e a ausência de ferro e do complexo de vitamina B, especialmente riboflavina e cobalamina, também são responsáveis por causar queilite. 

Além disso, profissionais da saúde ainda relatam que a doença pode ter outras causas, como a atrofia actínica. Trata-se de um dano solar que é responsável por causar atrofia e adelgaçamento da mucosa com lesões. As causas menos comuns são a glandular, a queilite granulomatosa e a queilite plasmocitária. 

Quais são os sintomas mais comuns da queilite? 

A dermatologista lista quais são os sintomas mais comuns: 

  • Inchaço e ressecamento dos lábios; 
  • Vermelhidão na boca;
  • Descamação da pele; 
  • Mudança na coloração dos lábios, que podem ficar mais esbranquiçados, por exemplo; 
  • Feridas.

Além disso, é importante ressaltar que cada tipo de queilite costuma fazer com que o paciente apresente sintomas específicos. Por isso, é importante consultar seu médico. 

Como é o tratamento de queilite? 

A princípio, o tratamento dependerá do tipo de queilite e dos sintomas que foram relatados. Dessa forma, em alguns casos, apenas fazer o uso correto de hidratantes é considerado um bom caminho para auxiliar na recuperação da aparência dos lábios. 

Para outras pessoas, o médico pode interromper o uso de qualquer tipo de produtos nos lábios. A dermatologista Carolina Pellegrini, da Rede de Hospitais São Camilo, explica que esse comportamento ajuda na recuperação do próprio organismo. A profissional destaca ainda que alguns tratamentos de queilite podem envolver também o uso de procedimentos a laser ou a raspagem total da camada superficial dos lábios.

Fontes: Dra. Carolina Pellegrini, dermatologista do Hospital Santa Catarina; Dra. Silvana Coghi, dermatologista da Rede de Hospitais São Camilo SP – CRM 83078 SP.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas