Queda de cabelo no outono: por que ela acontece e como evitar
É normal que nosso organismo reaja de uma forma diferente diante das mudanças de temperatura e clima a cada estação – e isso, é claro, também inclui a saúde da pele e dos cabelos. Por este motivo, muitas pessoas notam um aumento na queda de cabelo no outono.
De acordo com a dermatologista Michele Monteiro, do Rio de Janeiro, este problema costuma aumentar em torno de 10% durante este período do ano, porém ainda não existem comprovações científicas dos motivos que levam a essa perda elevada.
Fatores que podem levar à queda de cabelo no outono
Michele afirma que, apesar de ainda não haver nenhum estudo que aponte o motivo pelo qual a queda de cabelo no outono é maior, existem algumas teorias para este acontecimento.
“A primeira teoria é que temos uma maior exposição à radiação ultravioleta no período de verão, o que pode gerar um crescimento elevado dos cabelos e uma certa inflamação do folículo piloso. Este processo, contudo, só será notado após três meses, em média, após o verão, com a queda de cabelo se intensificando por conta disto”, explica a profissional.
Leia também: Como a poluição afeta a saúde do cabelo
Uma outra teoria apontada por ela é que, pelos dias de verão serem mais longos e haver um índice de radiação ultravioleta maior, a produção de melatonina é reduzida, favorecendo a perda dos fios.
“Toda vez que temos algum agente promovendo alguma alteração no folículo, tanto pela diminuição de melatonina, quanto pelo aumento de radiação ultravioleta, a queda só é percebida em dois a três meses após este evento”, aponta.
Leia também: Causas da queda de cabelo: Saiba quais são as principais
Cuidados com o cabelo no outono
Cada estação do ano exige cuidados específicos para manter os cabelos fortes e saudáveis independentemente da mudança de clima.
Para o outono, as orientações são as seguintes:
- Priorizar lavar o cabelo em dias alternados;
- Evitar água muito quente, pois pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo e piorar doenças como o eczema seborreico;
- Evitar o uso excessivo de secador, pois com o clima frio as pessoas tendem a usar mais, porém, isso pode prejudicar a saúde dos fios.
Fonte: Michele Monteiro, dermatologista pela Policlínica Geral do Rio de Janeiro e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.