Quarta dose da vacina de Covid-19: cidades e estados em campanha

Saúde
29 de Abril, 2022
Quarta dose da vacina de Covid-19: cidades e estados em campanha

No final de dezembro de 2021, o Ministério da Saúde anunciou a necessidade da quarta dose da vacina de Covid-19 no Brasil, começando por pessoas acima de 18 anos com comorbidades ou com o sistema imunológico comprometido. Já em março deste ano, o anúncio da quarta dose foi destinado a indivíduos idosos acima de 80 anos.

Apesar do anúncio ser nacional, cada estado é responsável por divulgar e organizar seu próprio calendário de vacinação e abrangência. A princípio, a maioria dos estados iniciou a campanha do segundo reforço contra a Covid-19, mas algumas cidades ainda estão de fora. Por exemplo, em São Paulo, a quarta aplicação (ou segunda dose de reforço) ampliou o público-alvo para pessoas com mais de 60 anos que se encontra em andamento.

Leia também: Dengue ou covid: conheça os sintomas e saiba diferenciá-los

Veja alguns estados e cidades que estão oferecendo a quarta dose da vacina para idosos

  • Rio de Janeiro: a capital liberou a quarta dose para quem tem mais de 70 anos. De acordo com o calendário divulgado pelo prefeito Eduardo Paes via Instagram, a vacinação para esta faixa etária valerá até 3 de maio. A partir do dia 4, já poderão se imunizar as pessoas com 65 anos ou mais. Já para 11 de maio, o calendário de vacinação é voltado para quem tem 60 anos ou mais.
  • Rio Grande do Norte: desde o final de março, a segunda dose de reforço está vigente para quem tem 60 anos ou mais.
  • Alagoas: a Secretaria do Estado da Saúde da região está vacinando pessoas com mais de 80 anos. Maceió, a capital do estado, anunciou que profissionais da saúde também podem receber a quarta dose da vacina. Além disso, idosos com mais de 60 anos foram convocados para receber o imunizante apenas na capital.
  • Paraná: em geral, o estado está na fase de imunizar idosos acima de 60 anos. Segundo a Secretaria do Estado, a iniciativa para esse grupo prioritário começou em primeiro de abril.
  • Santa Catarina: algumas cidades do estado começaram a vacinar grupos acima de 80 anos. No entanto, o governo não anunciou o balanço dos locais que precisam da segunda dose de reforço.
  • Rio Grande do Sul: a região segue focando em idosos com mais de 80 anos. De acordo com dados atualizados em 27 de abril no painel da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), 63.393 gaúchos dessa faixa etária tomaram a quarta dose.
  • Pernambuco: no dia 26 de abril, o estado anunciou a campanha em idosos acima de 60 anos. Em nota publicada pela órgão de saúde da região, a expectativa é que mais de 1 milhão de pessoas nessa faixa recebem a nova aplicação.

Afinal, como saber se minha cidade está aplicando a segunda dose de reforço?

Como o Brasil possui um território extenso, as informações sobre a vacinação são muito dinâmicas e mudam de acordo com cada região. Por isso, para se manter informado, consulte os sites da Secretaria de Saúde de seu estado ou vá a um posto de saúde próximo para receber orientações. Quem continua no grupo prioritário são indivíduos com comorbidades e imunidade suprimida, além dos idosos cuja faixa varia de uma cidade para outra.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas