Gasto calórico: Quantas calorias queima cada atividade física?
Você provavelmente já sabe que para perder peso a conta é fácil: você precisa consumir menos calorias do que gasta. Na prática, essa estratégia envolve fazer uma dieta mais regrada, mas se você deseja potencializar os resultados é importante também investir em exercícios físicos – que aumentam seu gasto de energia, além de tonificar os músculos. Mas, você sabe qual o gasto calórico de cada atividade física?
Assim, se você já se perguntou quantas calorias é possível queimar em cada atividade física, confira agora quanta energia esses exercícios demandam e escolha o melhor para você.
Gasto calórico: Quantas calorias queima cada atividade física?
Corrida
Essa é uma atividade física prática que pode ser realizado em qualquer lugar: na rua, no parque, na esteira ou na praia. A cada hora de corrida, você gasta, em média, 700 calorias.
“A corrida na esteira é uma ótima opção para quem treina à noite ou muito cedo, em hotéis ou viagens. Não possui a alteração de terrenos (grama, terra, asfalto) ou climática (vento, calor ou frio) da rua, mas oferece a opção de inclinação, que aumenta a dificuldade, o gasto calórico e a segurança do praticante”, explica Sara Ahumada, triatleta e personal trainer da Fórmula Academia Praia de Belas, de Porto Alegre (RS).
Leia também: Como perder gordura e ganhar músculo ao mesmo tempo
A personal ensina uma fórmula para calcular o gasto calórico por minuto dessa atividade. Basta multiplicar: velocidade (em km/h) x peso (kg) x 0,0175.
Um indivíduo de 78 kg, por exemplo, correndo a uma velocidade de 8 km/h, gasta 10,92 calorias por minuto (8 x 78 x 0,0175). Uma corrida de 1 hora nessa velocidade consome 637,2 calorias.
Gasto calórico da caminhada
Exercício de intensidade leve a moderada, recomendada para iniciantes e até mesmo para alternar com treinos de corrida ou musculação.
“A caminhada é ótima para desenvolver condicionamento, além de ser muito acessível. Você só precisa ter disponibilidade e um ótimo tênis”, diz Sara.
Pode ser realizada ao ar livre e na academia, na esteira, e tem menor impacto nas articulações que a corrida leve ou intensa.
Espere queimar, em média, de 520 a 550 calorias por hora de atividade.
Leia também: Mais peso ou mais repetições: O que é melhor?
Bicicleta
Um exercício que dá folga para as articulações, devido ao baixo impacto, e que melhora a capacidade cardiorrespiratória e define a musculatura dos membros inferiores e região abdominal.
Com relação ao gasto energético, existe uma diferença entre o exercício no aparelho e a prática realizada em ambientes externos.
Se você fizer aulas de spinning ou estiver pedalando sozinho na ergométrica pode queimar de 300 a 500 calorias por hora. “Mas é importante manter o ritmo da pedalada, seja treinando por tempo ou por distância”, afirma Sara.
Já se você sair com sua bicicleta para uma atividade mais ritmada pelo parque, o gasto pode chegar a 800 calorias por 1 hora de atividade.
Natação
“Essa modalidade funciona para a vida toda, seja você iniciante, asmático, idoso, gestante ou se tiver dores articulares ou musculares. A água reduz o impacto e melhora o condicionamento”, destaca a personal.
Em 1 hora de exercício, você pode consumir até 700 calorias, dependendo da intensidade do treino.
Musculação: gasto calórico
Na musculação, o treino é adaptado de acordo com seu perfil e objetivo. “Você tem diversos tipos de treino, seja por segmento, em circuito ou combinado com corrida e bicicleta. Ou seja, você tem apenas que cuidar da evolução do aumento de cargas e dos ajustes nos aparelhos para evitar lesões.”
Dessa maneira, ao realizar essa atividade por 1 hora, você pode eliminar de 300 a 500 calorias.
Dança
Essa é uma excelente atividade aeróbica, que estimula a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar, a coordenação e a memória.
Assim, além de se divertir, com 1 hora de dança, dependendo do estilo e do seu desempenho, é possível queimar entre 300 e 600 calorias.