Qual emagrece mais: corrida ou bicicleta? Saiba mais
Quando o assunto é perder peso, sempre surge a dúvida de qual exercício físico escolher. A corrida e bicicleta, por exemplo, são atividades aeróbicas que envolvem grande volume muscular. Mas qual emagrece mais?
Antes de mais nada, é importante ressaltar que para praticar qualquer uma dessas – e outras – atividades físicas você deve ter o auxílio de um profissional de educação física.
Corrida ou bicicleta, qual emagrece mais?
De acordo com o gerente técnico do Grupo Smart Fit, Guilherme Micheski, não é a escolha do exercício que vai fazer você emagrecer, mas sim, a intensidade destes exercícios e o volume do treino.
“Como são exercícios ergômetros e não exercícios de musculação, o emagrecimento vai depender mais da intensidade dedicada. Pela corrida ser uma atividade que exige deslocamento e mudança de plano – você sai de um lugar para outro – isso promove mais gasto calórico, além da elevação da frequência cardíaca. Ao contrário da bicicleta, que você está em um ponto fixo (o banco), e movimenta somente os membros inferiores”, explica o especialista.
Luan Rodrigues, educador físico, afirma que em média, uma hora de bike, em um ritmo leve, pode queimar até 400 calorias. Se aumentar a intensidade, o consumo calórico pode chegar a mais de 500 calorias.
Contudo, a prática de atividade física não é a única forma de perder peso. A alimentação é responsável pela maior parte do emagrecimento, por isso, é fundamental ter uma dieta saudável.
Qual emagrece mais? Benefícios da corrida
A corrida traz muitos benefícios para a saúde física e mental. Dessa forma, Guilherme listou os principais, confira:
- Promove o condicionamento físico;
- Melhora da capacidade física, resistência muscular e cardiorrespiratória;
- Fortalece os músculos;
- Ajuda na construção de habilidades motoras;
- Queima calorias;
- Prepara para alguma atividade física em ambiente aberto, principalmente treinos coletivos;
- Aumento de novos neurônios;
- Traz bem-estar.
Qual emagrece mais? Benefícios da bike
Com a bike não é diferente, esta atividade física tem quase as mesmas vantagens da corrida. Porém, pedalar trabalha muito mais os membros inferiores.
Leia mais em: Bicicleta: O que você precisa saber antes de começar a pedalar
“Para quem quer pedalar dentro da academia, a bike é uma excelente forma de aumentar ou acelerar o metabolismo sem impacto nas articulações. Se for na modalidade indoor, o ciclismo pode melhorar a capacidade aeróbica, pressão arterial, perfil lipídico e composição corporal. Esses ganhos podem ser alcançados somente com a prática do ciclismo ou com a combinação de outros exercícios físicos ou dieta”, ressalta Guilherme.
Contraindicações
Assim como outros esportes, existem contraindicações para a corrida e bicicleta. O gerente técnico do Grupo Smart Fit diz que pessoas com lesões em membros inferiores, como joelhos, quadris, tornozelos e para quem tem sobrepeso, a corrida não é tão indicada.
“Para quem tem contraindicações metabólicas, ou seja, pessoas com diabetes, doenças no coração, doenças respiratórias, é interessante o controle e o acompanhamento profissional para respeitar mais a estrutura, duração e os intervalos entre os treinos”, complementa o profissional.
Fontes: Guilherme Micheski, educador físico, Gerente técnico do Grupo Smart Fit e Pós-graduando em Medicina Esportiva – UNIFESP; Luan Rodrigues, educador físico.