Pudim de chia: Benefícios e receita de como fazer em casa

Alimentação
29 de Março, 2021
Pudim de chia: Benefícios e receita de como fazer em casa

O pudim de chia é uma ótima opção de café da manhã e lanche. Além de ser fácil de fazer, ele é nutritivo e vegano – não contém produtos de origem animal. É uma fonte de fibras, por isso ajuda na digestão e promove saciedade. Sendo assim, também atua no controle da fome.

Basicamente, ele é feito a partir das sementes de chia, rica em fibras e gorduras boas. Dessa forma, o “pudim” também fonte desses nutrientes.

Benefícios do pudim de chia

Promove saciedade

Apesar de pouco calórico, ele é um alimento que controla a fome por horas a fio. A razão para isso é sua riqueza em fibras, as quais ajudam a manter o corpo saciado por um período maior.

Ajuda na digestão

Além disso, a presença de fibras no pudim também ajuda na digestão, pois a torna mais fácil. Por isso, ele previne a sensação de inchaço que a prisão de ventre poderia causar. Ou seja, incluir a sobremesa na dieta pode melhorar o funcionamento do intestino e evitar a constipação.

Leia também: Diverticulite: O que é, sintomas e qual é a dieta apropriada

Beneficia a imunidade

Consequentemente, por promover o melhor funcionamento do intestino, também acaba por beneficiar a imunidade, a tornando mais forte. Em resumo, a boa saúde do intestino tem impacto direto sobre a imunidade. Por isso, alimentos probióticos e ricos em fibras são ótimos para a saúde não apenas do intestino, mas de todo o corpo.

Leia mais: Probióticos e prebióticos: Qual a diferença?

Como fazer o pudim de chia em casa

Primeiramente, será preciso ter 5 colheres de sopa de sementes de chia e leite de coco ou outro leite vegetal à disposição. Não só, outros ingredientes opcionais para deixar a receita ainda mais gostosa são: geleia de frutas, frutas vermelhas ou coco ralado.

Passo a passo

  • Em um copo ou uma tigela de sobremesa adicione o leite de sua escolha junto das sementes de chia. Em seguida, misture bem os dois com uma colher e, então, deixe a mistura descansar por cerca de 5 minutos.
  • Mexa mais um pouco para evitar que o pudim “empelote”. Então, deixe ele descansar por pelo menos mais 2 horas na geladeira.
  • Assim, a chia vai formar o “gel”, o qual chamamos de pudim.
  • Por fim, adicione os toppings que quiser, sendo a geleia caseira sem açúcar e frutas boas opções.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental